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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Comportamento do Consumidor
Código458
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área de educação e formação342 - Marketing e publicidade
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Natália de Lima Figueiredo
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
45 35 90
Tempo total de trabalho (horas) 135

Objetivos / Competências

Pretende-se com esta unidade curricular disponibilizar aos alunos um conjunto de conceitos, instrumentos e ferramentas de forma a que os alunos sejam capazes de:
- Compreender como é que os consumidores tomam decisões
- Compreender todos os elementos (internos e externos) que influenciam o consumidor
- Adquirir competências básicas na área do comportamento do consumidor e relacioná-las com as decisões estratégicas em marketing (posicionamento, segmentação, targeting, comunicação e mix de marketing);

Conteúdos programáticos resumidos

1.Introdução ao Comportamento do Consumidor
2.O Processo de Decisão de Compra
3.Marketing Research
4.Perceção, Emoção e Sentimento
5.Atenção, Memória e Aprendizagem
6.Cognição, Motivação e Recompensa
7.Personalidade e Atitude
8.As influências sociais no comportamento do consumidor
9.A influência da estrutura familiar e das classes sociais
10. A Cultura e o Comportamento do Consumidor
11. Inovações: Adoção, Resistência e Difusão
12. Marketing, Ética e Responsabilidade Social
13.O Impacto das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor
14.O comportamento do consumidor online

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia a seguir assenta na lecionação de aulas teórico-práticas, estudo de casos e na realização de trabalhos de grupo pelos alunos. O aluno pode optar pela avaliação contínua, que tem como principal objetivo incentivar a participação e a frequência às aulas. A nota final é obtida pela ponderação dos seguintes critérios: - Trabalho de grupo e apresentação.....40% - Frequência...........................60% Possível majoração à média ponderada até 1,5 valores dependendo da atitude nas aulas. A avaliação por exame (normal ou recurso) é composta por uma prova de exame (100%) tendo os salunos que obter uma classificação mínima de 9,5 valores.

Bibliografia resumida

Cardoso, A. (2009). O comportamento do consumidor: Porque é que os consumidores compram? Lisboa: Lidel. [658.89 CAR]
Evans,M.; Jamal, A. & Foxall, G. (2006). Consumer behaviour. Chichester : John Wiley & Sons. [658.89 EVA].
Hawkins, D.I & Mothersbaugh, D.L. (2013) Consumer behavior : Building marketing strategy (12.ª edição). New York : McGraw-Hill. [658.89 HAW]
Schiffman, L.; & Kanuk, L. (2010). Consumer Behavior. New York: Prentice Hall.Intenational Editions. [658.89 SCH ]
Sheth, J.; & Mittal, B. (2004). Custumer Behavior: A Managerial Perspective. Ohio: Thomson Learning. [658.8 SHE]
Solomon, M.; Bamossy, G.; Soren Askegaard, S. and Hogg, M.K. (2013). Consumer Behaviour: A European Perspective (5.ª edição). Essex:Prentice Hall.

Serão ainda disponibilizados, ao longo do semestre, apontamentos, apresentações power point das aulas e outros materiais de apoio.

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