Objetivos / Competências
1.Comportamento do consumidor (CC) e influência nas práticas de marketing;
2.Como a pesquisa do consumidor é elaborada;
3.Os consumidores detetam ou não os estímulos de marketing sensorial;
4.Teorias de aprendizagem e suas aplicações de marketing;
5.Recordação dos consumidores sobre as informações do produto;
6.Necessidades e valores culturais dos consumidores;
7.Relação entre o autoconceito do consumidor e o CC;
8.Principais teorias da personalidade sobre o CC;
9.Mudança das atitudes dos consumidores;
10.Etapas da tomada de decisão do consumidor;
11.Os grupos e a comunicação “passa-a-palavra”;
12.Efeitos da alteração das estruturas familiares na tomada de decisões familiares;
13.Classe social e da classe económica e CC;
14.Subculturas étnicas, religiosas e raciais e CC;
15.Apelo aos membros de diferentes subculturas etárias;
16.Comportamentos modernos e o consumo;
17.Adaptar as estratégias de marketing ao mercado global.
Desenvolver competências.
Conteúdos programáticos resumidos
1.Comprar, Ter e Ser: Uma Introdução ao Comportamento do Consumidor
2.Consumidor e Bem-Estar Social
3.Perceção
4.Aprendizagem e Memória
5.Motivação e afeto
6.O próprio: Mente, Género e Corpo
7.Personalidade, Estilo de Vida e Valores
8.Atitudes e comunicação persuasiva
9.Tomada de Decisão
10.Comprar, usar e dispor
11.Grupos e Social Media
12.Rendimento e classe social
13.Subculturas
14.Cultura
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia pedagógica a seguir nas horas de contacto assentará na exposição de conteúdos e dinamização dos mesmos, incentivando-se a discussão colectiva.
a) Época Normal: prova escrita de frequência ou de exame época normal. Os alunos terão de obter na prova escrita uma classificação mínima de 9,5 valores. A nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte ponderação: Assiduidade às aulas 10% • Prova escrita de frequência 90%. No caso de trabalhadores estudantes, a nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte ponderação:• Prova escrita 100%.
b) Época de Recurso e Época Especial : prova escrita de exame. Os alunos terão de obter na prova escrita de exame uma classificação mínima de 9,5 valores. A nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte ponderação: prova escrita 100%.
Bibliografia resumida
Bibliografia de consulta / existência obrigatória:
Principal:
Solomon, M. R. (2017). Consumer behavior: buying, having, and being (Twelfth Edition). Boston: Pearson.
Complementares:
Dooley, R. (2012). Brainfluence: 100 ways to persuade and convince customers with neuromarketing. Hoboken, NJ: Wiley.
Graves, P. (2013). Consumer.ology: the truth about consumers and the psychology of shopping (2nd ed). London: Nicholas Brealey.
Krishna, A. (2013). Customer sense: how the 5 senses influence buying behavior (1. ed). New York, NY: Palgrave Macmillan.
Lindstrom, M. (2010). Buy ology: truth and lies about why we buy. New York: Broadway Books.