Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Novembro 2021 »
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Comportamento do Consumidor
Código458
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular2
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes José Augusto Rosa Bastos
Manuel António Lourenço dos Reis
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 58,5 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

1.Comportamento do consumidor (CC) e influência nas práticas de marketing;
2.Como a pesquisa do consumidor é elaborada;
3.Os consumidores detetam ou não os estímulos de marketing sensorial;
4.Teorias de aprendizagem e suas aplicações de marketing;
5.Recordação dos consumidores sobre as informações do produto;
6.Necessidades e valores culturais dos consumidores;
7.Relação entre o autoconceito do consumidor e o CC;
8.Principais teorias da personalidade sobre o CC;
9.Mudança das atitudes dos consumidores;
10.Etapas da tomada de decisão do consumidor;
11.Os grupos e a comunicação “passa-a-palavra”;
12.Efeitos da alteração das estruturas familiares na tomada de decisões familiares;
13.Classe social e da classe económica e CC;
14.Subculturas étnicas, religiosas e raciais e CC;
15.Apelo aos membros de diferentes subculturas etárias;
16.Comportamentos modernos e o consumo;
17.Adaptar as estratégias de marketing ao mercado global.
Desenvolver competências.

Conteúdos programáticos resumidos

1.Comprar, Ter e Ser: Uma Introdução ao Comportamento do Consumidor
2.Consumidor e Bem-Estar Social
3.Perceção
4.Aprendizagem e Memória
5.Motivação e afeto
6.O próprio: Mente, Género e Corpo
7.Personalidade, Estilo de Vida e Valores
8.Atitudes e comunicação persuasiva
9.Tomada de Decisão
10.Comprar, usar e dispor
11.Grupos e Social Media
12.Rendimento e classe social
13.Subculturas
14.Cultura

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia pedagógica a seguir nas horas de contacto assentará na exposição de conteúdos e dinamização dos mesmos, incentivando-se a discussão colectiva. a) Época Normal: prova escrita de frequência ou de exame época normal. Os alunos terão de obter na prova escrita uma classificação mínima de 9,5 valores. A nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte ponderação: Assiduidade às aulas 10% • Prova escrita de frequência 90%. No caso de trabalhadores estudantes, a nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte ponderação:• Prova escrita 100%. b) Época de Recurso e Época Especial : prova escrita de exame. Os alunos terão de obter na prova escrita de exame uma classificação mínima de 9,5 valores. A nota final da disciplina é determinada de acordo com a seguinte ponderação: prova escrita 100%.

Bibliografia resumida

Bibliografia de consulta / existência obrigatória:
Principal:
Solomon, M. R. (2017). Consumer behavior: buying, having, and being (Twelfth Edition). Boston: Pearson.
Complementares:
Dooley, R. (2012). Brainfluence: 100 ways to persuade and convince customers with neuromarketing. Hoboken, NJ: Wiley.
Graves, P. (2013). Consumer.ology: the truth about consumers and the psychology of shopping (2nd ed). London: Nicholas Brealey.
Krishna, A. (2013). Customer sense: how the 5 senses influence buying behavior (1. ed). New York, NY: Palgrave Macmillan.
Lindstrom, M. (2010). Buy ology: truth and lies about why we buy. New York: Broadway Books.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior