Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Fevereiro 2024 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Comportamento do Consumidor
Código458
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaMarketing
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Suzanne Fonseca Amaro
Carla Maria Alves da Silva Fernandes
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
159

Objetivos / Competências

- Compreender como é que os consumidores tomam decisões
- Compreender todos os elementos (internos e externos) que influenciam o consumidor
- Adquirir competências básicas na área do comportamento do consumidor e relacioná-las com as decisões estratégicas em marketing (posicionamento, segmentação, targeting, comunicação e mix de marketing);

Conteúdos programáticos resumidos

1.Introdução ao Comportamento do Consumidor
2. Consumo, Tipos de Consumo e Consumismo
3. O Processo de Decisão de Compra
4.Marketing Research
5.Perceção, Emoção e Sentimento
6.Atenção, Memória e Aprendizagem
7.Cognição, Motivação e Recompensa
8.Personalidade, Valores, Atitude e Estilo de Vida
9.As influências sociais no comportamento do consumidor
10.A influência da estrutura familiar e das classes sociais
11.A Cultura e o Comportamento do Consumidor
12.Inovações: Adoção, Resistência e Difusão
13.Marketing, Ética e Responsabilidade Social
14.O Impacto das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor
15.O comportamento do consumidor online

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Avaliação Contínua O aluno pode optar pela avaliação contínua, que tem como principal objetivo incentivar a participação e o acompanhamento dos conteúdos lecionados. A nota final é obtida pela ponderação dos seguintes critérios: -Tarefas a desenvolver ao longo do semestre................................35% -Frequência................................................................65% Tarefas a desenvolver ao longo do semestre As tarefas a desenvolver são propostas ao longo do semestre pelas docentes e são realizadas individualmente e em grupo. Estas tarefas podem ser realizadas durante a aula. Avaliação por Exame Na avaliação por exame, em qualquer época, a nota final é obtida pela nota do exame. As melhorias de classificação só são permitidas na avaliação de recurso.

Bibliografia resumida

Principal:
Solomon, M. (2018). Consumer Behaviour: Buying, Having, and Being (12th ed.). Essex:Pearson Education.
Babin, B. & Harris, E. (2018). CB8:Consumer Behavior (8th edition). Boston: Cengage.

Complementar:
Cardoso, A. (2009). O comportamento do consumidor: Porque é que os consumidores compram? Lisboa: Lidel. [658.89 CAR]
Evans,M., Jamal, A. & Foxall, G. (2006). Consumer behaviour. Chichester : John Wiley & Sons. [658.89 EVA].
Hawkins, D.I & Mothersbaugh, D.L. (2013). Consumer behavior : Building marketing strategy (12.ª ed.). New York: McGraw-Hill. [658.89 HAW]
Schiffman, L. & Kanuk, L. (2010). Consumer Behavior. New York: Prentice Hall. International Editions. [658.89 SCH ]
Sheth, J. & Mittal, B. (2004). Costumer Behavior: A Managerial Perspective. Ohio: Thomson Learning. [658.8 SHE]
Solomon, M., Bamossy, G., Soren Askegaard, S. & Hogg, M.K. (2016). Consumer Behaviour: A European Perspective (6th ed.). Harlow, UK: Pearson.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Matrículas - Concurso
Especial Vias
Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook / Instagram

ESTGV no Facebook ESTGV no Instagram
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior