Objetivos / Competências
A aprovação na unidade curricular implica que o aluno tem competência para:
1. Compreender as propriedades dos materiais com base nas características da ligação química dos seus elementos constituintes e o sentido e cinética da evolução dos sistemas químicos com base na sua constituição química e em princípios termodinâmicos;
2. Dominar os conceitos e ferramentas básicas do vocabulário base da Química;
3. Usar e compreender linguagem científica, registar, ler e argumentar usando informação científica bem como estimular a capacidade para cooperar em equipa de forma a recolher dados, executar procedimentos ou interpretar informação científica;
4. Interpretar numa perspetiva química, os problemas ambientais que se encontram associados aos compostos químicos estudados nas suas mais diversas aplicações.
Conteúdos programáticos resumidos
Componente Teórico:
1 - Fundamentos da Estrutura e propriedades da Matéria;
2 - Forças Intermoleculares e Estados Físicos da Matéria;
3 - Estado gasoso;
4 - Termodinâmica Química;
5 - Equilíbrio Químico, de ácido-base, de sais pouco solúveis e de oxidação-redução;
6 - Cinética química;
Componente Prática-Laboratorial:
Conceitos básicos de Segurança no Laboratório. Conceitos sobre elaboração de relatório experimental e tratamento de dados experimentais.
Trabalhos Laboratoriais:
1 - Relação entre massa e volume;
2 - Reação endotérmica e exotérmica;
3 - Preparação de soluções a partir do soluto no estado sólido e por diluição de outras mais concentradas;
4 - Titulação termométrica e volumétrica;
5 - A química da vitamina C;
6 - Ordenação de potenciais de redução;
7 - Concentração de um ião metálico;
8 - Cinética Química – Efeito na velocidade da reação.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas teóricas de exposição serão apoiadas por meios audiovisuais (Powerpoint) e sempre que necessário acompanhada de exemplos práticos. Serão lecionadas aulas teórico-práticas, supervisionadas pelo docente, incluindo exercícios de aplicação. As aulas práticas serão acompanhadas por estudo individualizado do aluno.
Na componente teórica a avaliação é feita através de uma prova escrita. Na componente prática, é avaliado o desempenho na realização de trabalhos práticos e os respetivos relatórios, havendo também lugar à realização de um teste intermédio e de uma prova escrita. Na classificação final, a ponderação da componente teórica é de 65% (classificação mínima de 8,0 valores) e a ponderação da componente prática é de 35% (classificação mínima de 9,5 valores).
A classificação final à u.c. é obtida através da média ponderada relativa às duas componentes, devendo ser igual ou superior a 10 valores numa escala de 0 a 20 valores.
Bibliografia resumida
Bibliografia principal:
Luísa P. Cruz Lopes, Manual de Laboratório de Química Geral, 2018, Departamento de Ambiente, ESTGV-IPV.
Luísa P. Cruz Lopes, Química Geral, 2018, Departamento de Ambiente, ESTGV-IPV.
Raymond Chang, Chemistry, 11ª ed., 2014, McGraw-Hill. Traduzido por Joaquim J. Moura Ramos e colaboradores (2013), Instituto Superior Técnico-UTL.
P. W. Atkins and L. Jones, Chemistry. Molecules, Matter and Change, 3rd ed., 1997. W. H. Freeman and company New York.
Bibliografia complementar:
J. E. Brady and J.R. Holum, Chemistry. The study of Matter and its Changes, 2nd ed, 1996, John Wiley & Sons, Inc. New York.
D. L. Reger, S.R. Goode and E.E Mercer, Chemistry. Principles and Practicle, 1993, Saunders College Publishing. Traduzido por António Pires de Matos e colaboradores, 1997, Fundação Calouste Gulbenkian.
Colin Baird, Environmental Chemistry. 2º ed., 1998. W. H. Freeman and company New York.