Objetivos / Competências
Pretende-se que os alunos dominem os conceitos apreendidos nas aulas teórico-práticas da disciplina.
Pretende-se que os alunos tenham a capacidade de orçamentar viagens turísticas colectivas.
Pretende-se ainda incentivar e avaliar a imaginação e a capacidade de iniciativa na resolução dos problemas propostos, bem como o empenho e à vontade durante a presentação dos mesmos.
Pretende-se que os alunos ganhem conhecimento da atividade da operação turística ao nível internacional e nacional, e da realidade empresarial na área de atividade a que a disciplina diz respeito.
Conteúdos programáticos resumidos
As operações turísticas
O exercício das atividades das agências de viagens e turismo- DL 17/2018
Calculo do orçamento de viagens de turismo organizadas
Terminologia técnica
Operações nas agências de viagens e turismo (AVT)
A atualidade e prespetivas de futuro das AVT
Operadores turisticos
Dynamic packaging
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia a seguir assenta na: leccionação de aulas teórico-práticas; e realização de um trabalho de grupo.
A avaliação será feita da seguinte forma:
70% - avaliação escrita, sendo exigido mínimo de 10 valores para aprovação;
30% - realização do trabalho;
A avaliação escrita será feita em frequência ou exame e em exame de recurso.
Bibliografia resumida
Abranja, Alcântara , Braga, Marques, Nunes (2012) Gestão de Agências de Viagem e Turismo, Lidel, Lisboa
Aviles, J. (2014) Los Servicios Turisticos De Asistencia Y Guia, Sintesis, Madrid,
9788490775059
Bonniface, B; Cooper, C (2012) Worldwide Destinations – The Geografy Of Travel And Tourism, 6 edition,Butterworth Heinmann, New York
Buhalis, Dimitrios, Laws, Eric (Ed) (2004), Tourism Distribution Channels, Thompson Learning,Uk
Bhatia, A. K (2017) Business of Travel Agency & Tour Operations Management, Sterling Publishers, 9788120769212
Holland, J.; Leslie, D. (2018) Tour Operators and Operations: Development, Management & Responsibility, CABI, Wallingford, 978-1780648231
Pinole, Isabel Albert (2000) Gestion, Productos Y Servicios De Las Agencias De Viajes