Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Maio 2022 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Materiais de Construção
Código61
Departamento/área responsávelDepartamento de Engenharia Civil
Área cientificaEngenharia Civil
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de Almeida
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

A U.C. de Materiais de Construção pretende promover o primeiro contacto dos alunos com o setor da Construção Civil, através da identificação dos seus principais intervenientes e das principais indústrias a ele associadas. É dado a conhecer os métodos e processos de fabrico de materiais e produtos das principais indústrias associadas ao mercado da construção (cimento, betão pronto, agregados, aço, etc). São abordadas as principais características dos materiais mais utilizados na atividade da construção, sendo fundamental, nesta área, o conhecimento prático e a compreensão do comportamento dos materiais, baseado na experiência laboratorial.
São desenvolvidas as seguintes competências: conhecimentos de ciências fundamentais, conhecimentos nucleares da ciência dos materiais, pensamento e resolução de problemas práticos de engenharia, experimentação e descoberta do conhecimento, conhecimentos avançados de engenharia, iniciação à investigação científica e capacidade de comunicação.

Conteúdos programáticos resumidos

INTRODUÇÃO: Terminologia; Classificação dos materiais.
AGREGADOS: Constituição e classificação dos agregados; Modo de obtenção; Granulometria; Propriedades; Ensaios laboratoriais.
LIGANTES: Gesso; Cal aérea e cal hidráulica; Cimento; Presa, endurecimento e hidratação; Modificações da composição e adições ou substitutos do cimento Portland.
ARGAMASSAS: Propriedades que se exigem a uma argamassa; Aplicações; Traço em peso e traço em volume; Fórmulas de Feret e de Bolomey para previsão da resistência; Fórmula rigorosa de Bolomey para o cálculo da água.
BETÃO: Constituintes do betão; Propriedades do betão fresco; Propriedades do betão endurecido; Ensaios de caracterização e respectiva normalização; Estudo da composição do betão; Análise do DL 301 de 2007 e da NP EN 206-1.
AÇOS: Processo de fabrico; Tratamentos; Propriedades; Diagrama tensão/extensão; Comportamento de um aço macio e de um aço duro; Tenacidade e resiliência; Armaduras para pré-esforço.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Estratégias pedagógicas adoptadas: método expositivo nas aulas teóricas com utilização do quadro e videoprojetor; resolução de exercícios; realização de ensaios nas aulas laboratoriais; estimulo à intervenção dos alunos; apoio aos alunos; utilização da plataforma de moodle. A avaliação da unidade curricular em época normal inclui um conjunto de testes e trabalhos a desenvolver ao longo do semestre. A avaliação da unidade curricular em época de recurso será realizada através de um exame. O aluno para ter aprovação na disciplina tem de obter uma classificação igual ou superior a 9,5, numa escala de 0 a 20 valores.

Bibliografia resumida

NP EN 206-1: Betão: Especificação, desempenho, produção e conformidade, 2007.
Especificação E 477: Guia para especificação do betão de ligantes hidráulicos conforme com NP EN 206-1, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 2007 [691 POR].
J.M. Illston e P.L.J. Domone, “Construction Materials – Their Nature and Behaviour”, FN Spon, 3rd edition, 2006 [691 CON].
L.A.F. Bauer, “Materiais de Construção”, LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 2000 [691 MAT]
W.F. Smith, “Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais”, McGraw-Hill, 1998 [620 SMI]
A.S. Coutinho, “Fabrico e propriedades do betão: vol. 1, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 1997 [691 COU FAB].
A.S. Coutinho, “Fabrico e propriedades do betão: vol. 2, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), 1997 [691 COU FAB].

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior