Objetivos / Competências
1. Transmitir os conceitos básicos associados ao Comportamento Organizacional e à Psicossociologia, reconhecendo a sua importância em relação às organizações.
2. Conhecer e compreender as diferentes Teorias Organizacionais, integrando-as e adequando-as a organizações e negócios concretos.
3. Conhecer a envolvente macroeconómica em que se movem os agentes económicos e reconhecer o papel fundamental da análise macroeconómica na explicação dos fenómenos económicos.
4. Transmitir os conceitos básicos e os aspetos técnicos da metodologia da Gestão de Projetos, roporcionando uma visão integrada da Gestão de Projetos na vertente de gestão de atividades e na vertente de gestão de equipas.
5. Apreender e compreender as variáveis e os fatores determinantes na produtividade e competitividade das empresas industriais (microeconomia);
6. Recolher, selecionar e interpretar informação no âmbito da UC, elaborar relatórios, realizar pesquisas bibliográficas, trabalhos em grupo e apresentações.
Conteúdos programáticos resumidos
PARTE I – ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES, TEORIAS E COMPORTAMENTO
PARTE II – GESTÃO DE PROJETOS
PARTE III - A ENVOLVENTE MACROECONÓMICA E A MICROECONOMIA
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas são expostos os conceitos e apresentadas as metodologias a utilizar no desenvolvimento de cada ponto programático. Nas exposições recorre-se frequentemente a exemplos ilustrativos concretos, em particular do meio empresarial nacional ou, se possível, regional. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece ainda a aplicação mista da exposição e do método interrogativo como forma de "construir" em conjunto as conclusões. Além disso, a participação dos alunos é ainda assegurada através de apresentações individuais de diversos tópicos da Unidade Curricular, os quais pressupõem alguma pesquisa e a sua experiência profissional (se aplicável).Este tipo de intervenção constitui uma das componentes do sistema de avaliação. O peso de cada uma das componentes é a seguinte:
1.Teste Escrito 40%
2.Trabalhos Práticos 60%
Bibliografia resumida
Carvalho, L., Bernardo, M., Sousa, I. e Negas, M. (2016). Gestão das Organizações – uma abordagem integrada e prospetiva, 2ªEd. Lisboa: Edições Sílabo.
Ferreira, J. M. C., Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Godina, R., Pimentel, C., Silva, F. J. G., e Matias, J. C. O. (2018). A Structural Literature Review of the SMED. Procedia Manufacturing.
Miguel, A.(2019). Gestão Moderna de Projetos, 8ªEd. Lisboa: FCA
Pinto, J. P. (2014). Pensamento Lean, 6ªEd. Lisboa: Lidel.
Roldão, V. S. (2016). Gestão de Projetos: Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo”, 5ªEd. Lisboa: Monitor.
Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. D. (2011). Economia. Lisboa: McGraw-Hill.
Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013 - Depressa e Bem. Lisboa: FCA - Lidel.
Simas, A. (2016). Gestão Visual em Sistemas Lean. Lisboa: FCT-UNL.
Ustundag, A., e Cevikcan, E. (2017). ). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Springer.