Objetivos / Competências
Desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos obtidos na resolução de tarefas de índole prática e da vida ativa.
Dotar os alunos da capacidade de operar software específicos de na área das agências de viagens e de
Front-office de hotelaria.
Compreender o enquadramento em que se desempenha o trabalho do agente de viagens no que diz respeito ao tarefa específica da venda de bilhetes de companhias aéreas.
Compreender o enquadramento em que se desempenha o trabalho do funcionário de front-office no que diz respeito às tarefas de reservas receção e caixa.
Os alunos aprendem a fazer consulta de horários, reservas, tarifas e emissão de bilhetes no software Galileo, em prática simulada e âmbiente real.
Os alunos aprendem a fazer reservas, check-in, lançar de movimentos, night auditor, faturações e check-out.
Conteúdos programáticos resumidos
Módulo I: GALIILEO
I.1 – Introdução ao Programa Galileo
I.2 – Horarios
I.3 – Disponibilidades
I.4 – Fichas de Reserva
I.5 – Modificação de Reservas
I.6 – Edição de Reservas
I.7 – Tarifas
I.8 – Emissão de Bilhetes
I.8.1 – Queues
I.9 – Timatic
Módulo I: Sistema de Gestão para Hotelaria – NewHotel
II.1 – Introdução ao programa NewHotel
II.2 – Reservas
II.3 – Check-in
II.4 – Lançamentos
II.5 – Facturação
II.6 – Night Auditor
II.7 – Check-out
II.8 – Gestão de Quartos
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
O trabalho das aulas recairá sobre o trabalho prático nos programas Galileo e de Newhotel, que são, em si, o objeto desta disciplina. Para tal torna-se também necessário ministrar um conjunto de aulas de que familiarizem os alunos com terminologias e práticas específicas do turismo nas áreas das Agências de Viagens e da Gestão Hoteleira.
A avaliação, escrita, terá um caracter eminentemente teórico-prático e prático e recairá sobre o uso dos softwares específicos da disciplina.
- A avaliação por frequência será feita em 2 momentos, no final dos Módulos I do programa, e outro no final do módulo II.
É necessário um mínimo de 8 valores em cada prova. A ponderação do valor das frequências será de 60% para a primeira e 40% para a segunda sendo necessário mínimo de 10 valores para aprovação.
Bibliografia resumida
QUINTAS, Manuel Ai (2006) Organização e Gestão Hoteleira. 1.ª ed.. Oteltur –Consultores de Hotelaria e Turismo, Lisboa
SYRATT, G. (2003) Manual of Travel Agency Practice,3rd edition Butterworth -Heinemann, Oxford.
Manual do Programa Galileo
Manual dos Programa de Front Office