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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Enoturismo
Código653
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área de educação e formação812 - Turismo e Lazer
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS6
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes João Pedro Saraiva Cabral Costa
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
58,5 51 100,5
Tempo total de trabalho (horas) 159

Objetivos / Competências

- Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar a problemática da procura e oferta turísticas do produto Enoturismo e consequentes componentes que lhe estão subjacentes.
- Pretende-se, também, permitir aos alunos um contacto “in locco” com a realidade do produto turístico Enoturismo, nesse sentido, haverá a necessidade de realizar algumas visitas de estudo com acompanhamento técnico especializado. Em termos de competências específicas a adquirir, no final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Identificar e definir o produto turístico Enoturismo de uma forma inicialmente regional, porém, sempre numa perspetiva de envolvente nacional e mundial;
- Desenvolver um projeto de Enoturismo numa adega cooperativa, quinta ou produtor de vinhos em Portugal;
- Criar e planear estratégias para as unidades de Enoturismo, tendo em conta as especificidades do setor turístico;
- Planear, organizar e animar visitas guiadas a unidades de Enoturismo e Rotas de Vinhos.

Conteúdos programáticos resumidos

CAPÍTULO 1. O PRODUTO TURÍSTICO ENOTURISMO
1.1. Conceito e características do Enoturismo
1.2. A Cadeia de Valor do Enoturismo
1.3. Componentes do Enoturismo
1.4. A Procura no Enoturismo
1.5. Tendências na Oferta


CAPÍTULO 2. CONCEÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE UM NEGÓCIO EM ENOTURISMO
2.1. Vantagens e riscos para o Produtor, Destino; Comunidade Local
2.2. Fatores críticos de sucesso
2.3. Como promover a unidade de Enoturismo
2.4. Preparação dos espaços e recursos humanos para receção de Enoturistas
2.5. A aposta na diferenciação
2.6. A animação no contexto das unidades de Enoturismo

CAPÍTULO 3. AS ROTAS DOS VINHOS

3.1. Conceito e características das Rotas de Vinho
3.2. As Rotas de Vinho em Portugal
3.3. Estratégias para o desenvolvimento das Rotas de Vinho
3.4. As mais Importantes Rotas de Vinho Mundiais

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia seguida assenta na: - Lecionação de aulas práticas e laboratoriais; - Organização de visitas de estudo a fim de proporcionar um contacto direto com o produto Enoturismo; - Apresentação e defesa de um trabalho de grupo final; A avaliação é feita nos termos do disposto no n.º 2.1.3. do Regulamento Pedagógico da ESTGV, nomeadamente na alínea c), ou seja, Avaliação contínua e avaliação em exame final. Avaliação Contínua: A nota final é obtida através da ponderação dos seguintes critérios: - Trabalho de Grupo Final 50% - Prova de Frequência 50% Avaliação em Exame Final: A nota final é obtida através da ponderação dos seguintes critérios: - Trabalho de Grupo Final 50% - Exame Final 50%

Bibliografia resumida

Barroco, C. e Antunes, J. (2015), “A dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística em regiões do interior”. In Norberto Santos & Fernanda Cravidão (Eds.), Gastronomia e Vinhos: do turismo de experiência à experiência pelo turismo, (277-299). Coimbra: Edição CEGOT, Edições Minerva. ISBN 978-972-798-364-3.
Getz, D. (2000). Explore Wine Tourism – Management, Development & Destinations. Cognizant Communication Corporation, New York.
Puertas, X. (2004). Animación en el Ambito Turístico. Editorial Sintesis Madrid
Puertas, X. & Silvia, F. (2002). Juegos y Actividades Deportivas para la Animacion Turística. Editorial Sintesis. Madrid
THR (2006). Gastronomia e Vinhos – 10 Produtos Estratégicos para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal. Turismo de Portugal, ip.
Turismo de Portugal, I.P. (2014). Ficha Técnica - O Enoturismo em Portugal – caracterização da oferta e da procura. Direção de Planeamento Estratégico.

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