Objetivos / Competências
- Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar a problemática da procura e oferta turísticas do produto Enoturismo e consequentes componentes que lhe estão subjacentes.
- Pretende-se, também, permitir aos alunos um contacto “in locco” com a realidade do produto turístico Enoturismo, nesse sentido, haverá a necessidade de realizar algumas visitas de estudo com acompanhamento técnico especializado. Em termos de competências específicas a adquirir, no final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
- Identificar e definir o produto turístico Enoturismo de uma forma inicialmente regional, porém, sempre numa perspetiva de envolvente nacional e mundial;
- Desenvolver um projeto de Enoturismo numa adega cooperativa, quinta ou produtor de vinhos em Portugal;
- Criar e planear estratégias para as unidades de Enoturismo, tendo em conta as especificidades do setor turístico;
- Planear, organizar e animar visitas guiadas a unidades de Enoturismo e Rotas de Vinhos.
Conteúdos programáticos resumidos
CAPÍTULO 1. O PRODUTO TURÍSTICO ENOTURISMO
1.1. Conceito e características do Enoturismo
1.2. A Cadeia de Valor do Enoturismo
1.3. Componentes do Enoturismo
1.4. A Procura no Enoturismo
1.5. Tendências na Oferta
CAPÍTULO 2. CONCEÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE UM NEGÓCIO EM ENOTURISMO
2.1. Vantagens e riscos para o Produtor, Destino; Comunidade Local
2.2. Fatores críticos de sucesso
2.3. Como promover a unidade de Enoturismo
2.4. Preparação dos espaços e recursos humanos para receção de Enoturistas
2.5. A aposta na diferenciação
2.6. A animação no contexto das unidades de Enoturismo
CAPÍTULO 3. AS ROTAS DOS VINHOS
3.1. Conceito e características das Rotas de Vinho
3.2. As Rotas de Vinho em Portugal
3.3. Estratégias para o desenvolvimento das Rotas de Vinho
3.4. As mais Importantes Rotas de Vinho Mundiais
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia seguida assenta na:
- Lecionação de aulas práticas e laboratoriais;
- Organização de visitas de estudo a fim de proporcionar um contacto direto com o produto Enoturismo;
- Apresentação e defesa de um trabalho de grupo final;
A avaliação é feita nos termos do disposto no n.º 2.1.3. do Regulamento Pedagógico da ESTGV, nomeadamente na alínea c), ou seja, Avaliação contínua e avaliação em exame final.
Avaliação Contínua:
A nota final é obtida através da ponderação dos seguintes critérios:
- Trabalho de Grupo Final 50%
- Prova de Frequência 50%
Avaliação em Exame Final:
A nota final é obtida através da ponderação dos seguintes critérios:
- Trabalho de Grupo Final 50%
- Exame Final 50%
Bibliografia resumida
Barroco, C. e Antunes, J. (2015), “A dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística em regiões do interior”. In Norberto Santos & Fernanda Cravidão (Eds.), Gastronomia e Vinhos: do turismo de experiência à experiência pelo turismo, (277-299). Coimbra: Edição CEGOT, Edições Minerva. ISBN 978-972-798-364-3.
Getz, D. (2000). Explore Wine Tourism – Management, Development & Destinations. Cognizant Communication Corporation, New York.
Puertas, X. (2004). Animación en el Ambito Turístico. Editorial Sintesis Madrid
Puertas, X. & Silvia, F. (2002). Juegos y Actividades Deportivas para la Animacion Turística. Editorial Sintesis. Madrid
THR (2006). Gastronomia e Vinhos – 10 Produtos Estratégicos para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal. Turismo de Portugal, ip.
Turismo de Portugal, I.P. (2014). Ficha Técnica - O Enoturismo em Portugal – caracterização da oferta e da procura. Direção de Planeamento Estratégico.