Objetivos / Competências
Pretende-se com esta unidade curricular disponibilizar aos alunos um conjunto de instrumentos e ferramentas que permitam:
- Enquadrar o TER no universo do mercado turístico
- Identificar as principais características distintivas do TER
- Reconhecer a importância do TER para o reforço da identidade regional
- Observar a articulação do TER com as comunidades rurais
- Distinguir as modalidades existentes de TER
- Enquadrar o TER no regime jurídico
- Saber do que está dependente a conceção, licenciamento e aprovação de projetos de TER
- Aferir se determinada propriedade cumpre os requisitos legais, de localização, conforto, higiene e segurança para o desenvolvimento de uma atividade de TER
- Instruir um projeto/candidatura de TER.
Conteúdos programáticos resumidos
1. INTRODUÇÃO AO TURISMO NO ESPAÇO RURAL
2. O TER COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO E REFORÇO DA IDENTIDADE REGIONAL
3. EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS
4. ENQUADRAMENTO GERAL DO REGIME JURÍDICO DO TER
5. O PROCESSO DE LICENCIAMENTO DO TER
6. QUALIDADE NO TER: REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE TURISMO DE HABITAÇÃO E TER
7. PROGRAMAS DE APOIO E INCENTIVOS FINANCEIROS
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
- Lecionação de aulas teórico-práticas;
- Realização de trabalhos de grupo durante as aulas;
- Aulas-debate; pontualmente poderão serão convidados alguns detentores de unidades de Turismo em Espaço Rural para partilharem as suas experiências.
A avaliação inclui uma prova escrita (frequência e/ou exame) e um trabalhos prático.As provas realizam-se em data a definir pelo Departamento de Gestão e incidirão sobre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas. A temática e metodologia de cada um dos trabalhos (1 e 2) será apresentada aos alunos no inicio do semestre. Estes trabalhos devem ser realizados ao longo do semestre, em data a definir no inicio do mesmo. A nota final obtida na disciplina resulta de seguinte expressão: NF = 60% prova escrita + 40% trabalho prático.
Para terem aprovação à unidade curricular, os alunos terão que obter na prova escrita e no trabalho prático a nota mínima de 9,5 valores.
Bibliografia resumida
KASTENHOLZ, E. (2014), "Turismo Rural - Reinventar para sustentar?". In E. Kastenholz, C. Eusébio, E. Figueiredo, M. J. Carneiro e J. Lima (Eds.), Reinventar o turismo rural em Portugal Cocriação de experiências turísticas sustentáveis, Aveiro: Universidade de Aveiro, pp.1-6.
Lane, B. (1994a). Sustainable rural tourism strategies: A tool for development and conservation. Journal of Sustainable Tourism, 2(1), 102-111.
Lane, B. (1994b). What is rural tourism? Journal of Sustainable Tourism, 2(1&2), 7-21.
Pato, Maria Lúcia (2012). Dinâmicas do turismo Rural – impactos em termos de Desenvolvimento Rural (tese de doutoramento). Universidade de Aveiro, Aveiro.
PRIVETUR (2012). Guião técnico de apoio ao empreendedor em Turismo Rural. Lisboa, Observatório da Imprensa
Ribeiro, M., & Marques, C. (2002). Rural Tourism and the Development of Less Favoured Areas - between Rhetoric and Practise. International Journal of Tourism Research, 4(3), 211-220.