Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Novembro 2021 »
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Economia de Empresa
Código683
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Edmundo Manuel Tavares Marques
Elizabeth Ferreira Silva Matos
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Conhecer o conteúdo funcional da gestão intermédia que, de um modo geral, tem de criar as condições que permitam concretizar os planos e objetivos previstos, tendo de acomodar objetivos e desafios estratégicos com restrições internas de natureza técnica e/ou comportamental.
No âmbito do marketing, pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da integração das variáveis comerciais na eficácia da política de mercado.
No domínio da produção e operações, o objetivo é mostrar a interdependência da racionalidade técnica e económica na programação e na análise de valor.
No domínio financeiro, pretende-se que distingam os conceitos da rendibilidade e da solvabilidade e reconheçam a sua importãncia como critérios de decisão nesta área, sendo capazes de os utilizar na análise da evolução do desempenho económico e financeiro das empresas.

Conteúdos programáticos resumidos

FINANÇAS- Ciclos financeiros; rentabilidade e solvabilidade; Análise Financeira: documentos síntese da contabilidade financeira, formação do resultado, cash-flow, valor acrescentado bruto; Análise da Rentabilidade: rentabilidade do ativo, rentabilidade dos capitais próprios, análise custo–volume–resultado (efeito económico de alavanca, ponto morto económico, de tesouraria e financeiro total); Equilíbrio Financeiro: fundo de maneio líquido e necessidades de fundo de maneio, equação do equilíbrio financeiro, tesouraria ativa e passiva.
PRODUÇÃO E OPERAÇÕES- Objetivos e sistema de decisão; tipos de produção; Programação: nomenclaturas, gamas de operações, gestão de stocks (quantidade económica a encomendar, número ótimo de encomendas, ponto de encomenda); Programação de operações/métodos de gestão de projetos: regras de ordenamento, Gráfico de GANTT e Rede de PERT.
MARKETING- Noção, limites e marketing-mix; política de mercado, de preços, de produto, de comunicação e de distribuição.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

As aulas são teóricas e teorico-práticas. Nas primeiras, apresentam-se os conteúdos programáticos. Nas segundas, são resolvidos casos práticos, com os alunos organizados em grupos, cabendo-lhes a iniciativa da sua resolução. A discussão, feita pelo conjunto da turma, é acompanhada pela docente que aproveita para consolidar conhecimentos. Os alunos têm ainda acesso a aulas de apoio tutorial caso pretendam. Avaliação: -Prova de frequência A prova de frequência é escrita, classificada para 20 valores e a aprovação assegura-se com classificação igual ou superior a 10 valores. -Exame Final O exame final realiza-se em época normal e em época de recurso, para os alunos não aprovados ou que queiram fazer melhoria de classificação. A aprovação assegura-se com classificação igual ou superior a 10 valores. As provas são escritas.

Bibliografia resumida

Bibliografia Principal:
BREIA, A.F. [et al.] (2014). Análise Económica e Financeira,1ª edição. Lisboa: Rei dos Livros.
LISBOA, J. [et al.](2011). Introdução à Gestão das Organizações, 3ªedição.Porto:Vida Económica-Grupo Editorial.
MENESES, H.C. (2012). Princípios de Gestão Financeira, 13ªEdição.Lisboa: Editorial Presença.
MESTRE, Miguel S. (2012). Marketing, Conceptos y Estratégias, 6ªEdição. Madrid:Ediciones Pirámide.
NEVES, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro–Uma Visão Integrada de Gestão. Lisboa:Texto Editores.
ROLDÃO, V.S.& Ribeiro, J.S. (2014). Gestão das Operações-Uma Abordagem Integrada. Lisboa:Monitor.
Bibliografia Complementar:
COURTOIS,A [et al.] (2013). Gestão da Produção, 7ª edição. Lisboa:Lidel.
MARTINS, A.[et al.] (2011). Manual de Gestão Financeira Empresarial. Coimbra:Coimbra Editores.
Para além desta bibliografia, a docente disponibiliza aos alunos os diapositivos usados nas aulas teóricas que contêm a síntese estruturante dos conteúdos programáticos.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior