Objetivos / Competências
Conhecer o conteúdo funcional da gestão intermédia que, de um modo geral, tem de criar as condições que permitam concretizar os planos e objetivos previstos, tendo de acomodar objetivos e desafios estratégicos com restrições internas de natureza técnica e/ou comportamental.
No âmbito do marketing, pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da integração das variáveis comerciais na eficácia da política de mercado.
No domínio da produção e operações, o objetivo é mostrar a interdependência da racionalidade técnica e económica na programação e na análise de valor.
No domínio financeiro, pretende-se que distingam os conceitos da rendibilidade e da solvabilidade e reconheçam a sua importãncia como critérios de decisão nesta área, sendo capazes de os utilizar na análise da evolução do desempenho económico e financeiro das empresas.
Conteúdos programáticos resumidos
FINANÇAS- Ciclos financeiros; rentabilidade e solvabilidade; Análise Financeira: documentos síntese da contabilidade financeira, formação do resultado, cash-flow, valor acrescentado bruto; Análise da Rentabilidade: rentabilidade do ativo, rentabilidade dos capitais próprios, análise custo–volume–resultado (efeito económico de alavanca, ponto morto económico, de tesouraria e financeiro total); Equilíbrio Financeiro: fundo de maneio líquido e necessidades de fundo de maneio, equação do equilíbrio financeiro, tesouraria ativa e passiva.
PRODUÇÃO E OPERAÇÕES- Objetivos e sistema de decisão; tipos de produção; Programação: nomenclaturas, gamas de operações, gestão de stocks (quantidade económica a encomendar, número ótimo de encomendas, ponto de encomenda); Programação de operações/métodos de gestão de projetos: regras de ordenamento, Gráfico de GANTT e Rede de PERT.
MARKETING- Noção, limites e marketing-mix; política de mercado, de preços, de produto, de comunicação e de distribuição.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As aulas são teóricas e teorico-práticas. Nas primeiras, apresentam-se os conteúdos programáticos. Nas segundas, são resolvidos casos práticos, com os alunos organizados em grupos, cabendo-lhes a iniciativa da sua resolução. A discussão, feita pelo conjunto da turma, é acompanhada pela docente que aproveita para consolidar conhecimentos. Os alunos têm ainda acesso a aulas de apoio tutorial caso pretendam.
Avaliação:
-Prova de frequência
A prova de frequência é escrita, classificada para 20 valores e a aprovação assegura-se com classificação igual ou superior a 10 valores.
-Exame Final
O exame final realiza-se em época normal e em época de recurso, para os alunos não aprovados ou que queiram fazer melhoria de classificação. A aprovação assegura-se com classificação igual ou superior a 10 valores. As provas são escritas.
Bibliografia resumida
Bibliografia Principal:
BREIA, A.F. [et al.] (2014). Análise Económica e Financeira,1ª edição. Lisboa: Rei dos Livros.
LISBOA, J. [et al.](2011). Introdução à Gestão das Organizações, 3ªedição.Porto:Vida Económica-Grupo Editorial.
MENESES, H.C. (2012). Princípios de Gestão Financeira, 13ªEdição.Lisboa: Editorial Presença.
MESTRE, Miguel S. (2012). Marketing, Conceptos y Estratégias, 6ªEdição. Madrid:Ediciones Pirámide.
NEVES, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro–Uma Visão Integrada de Gestão. Lisboa:Texto Editores.
ROLDÃO, V.S.& Ribeiro, J.S. (2014). Gestão das Operações-Uma Abordagem Integrada. Lisboa:Monitor.
Bibliografia Complementar:
COURTOIS,A [et al.] (2013). Gestão da Produção, 7ª edição. Lisboa:Lidel.
MARTINS, A.[et al.] (2011). Manual de Gestão Financeira Empresarial. Coimbra:Coimbra Editores.
Para além desta bibliografia, a docente disponibiliza aos alunos os diapositivos usados nas aulas teóricas que contêm a síntese estruturante dos conteúdos programáticos.