Objetivos / Competências
A unidade curricular de simulação empresarial tem como objetivo fundamental que os alunos estabeleçam as relações interdisciplinares que estão permanentemente subjacentes à realidade empresarial. Como objetivos mais específicos: Consolidar e integrar os conhecimentos obtidos nas restantes unidades curriculares do curso, especialmente os que mais de perto se relacionam com o exercício das profissões para as quais o curso habilita; Proporcionar aos alunos uma visão prática dessas profissões, que melhorem os seus conhecimentos técnicos, se consciencializem da valia dos conhecimentos teóricos, tenham uma visão integrada e globalizante do curso e, sobretudo, possam adquirir no conjunto, responsabilidade e auto-confiança. Facultar a vivência ética na profissão e nos negócios, desenvolvida em ambiente de simulação da realidade empresarial, mas suficientemente profunda e marcante para proporcionar uma futura postura ética.
Conteúdos programáticos resumidos
Relatório Inicial (Criação da empresa) – Descrição sumária das formalidades da constituição da empresa. Planificação das atividades a desenvolver. Relações contratuais. Enquadramento fiscal e breve descrição das principais obrigações. Organização contabilística. Medidas de controlo interno. Relatório Intermédio (desenvolvimento da atividade) – Lançamento e condução da atividade operacional da empresa simulada, por um período correspondente ao primeiro semestre de um exercício económico. Relatório Final (encerramento do exercício económico) – Simulação do funcionamento efetivo da empresa durante o segundo semestre. Encerramento do exercício económico. A prestação de contas. Apresentação Oral – Exposição livre sobre a atividade desenvolvida pela empresa.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
O método pedagógico é orientado para o “saber fazer” e para o “aprender a aprender”, e tem por objetivo proporcionar aos alunos uma visão prática da sua futura atividade profissional e facilitar a sua transição para o mundo do trabalho. O ensino/aprendizagem tem uma perspetiva multidisciplinar (orientação para a consolidação e integração de conhecimentos) e deve estimular a capacidade de pesquisa e de trabalho em grupo. A avaliação da aprendizagem corresponde à média ponderada dos seguintes elementos:Fase I: Relatório Inicial + 1ª Auditoria + 1.ª Auditoria operações especiais 1 e 2, 4,5 valores; Fase II: Relatório intermédio + 2ª Auditoria+ 2.ª Auditoria operações especiais 3 a 5 – 5,5 valores; Fase III: Relatório Final + 3.ª Auditoria, 6 valores; Fase IV: Apresentação Oral, 1 valor; Avaliação Orientadores, 3 valores. A nota final resultará da ponderação da classificação obtida em cada fase e considera-se aprovado todo o aluno que obtenha uma nota final igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia resumida
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério (2014); Elementos de Contabilidade Geral, 26.ª Edição, Áreas Editora.
Catarino, João; Guimarães, Vasco (2015); Lições de Fiscalidade, Vol 2, Almedina.
Costa, Carlos B.; Alves, Gabriel Correia (2014); Contabilidade Financeira, 9.ª Edição, Rei dos Livros.
Gomes, João; Pires, Jorge (2015); SNC – Sistema de Normalização Contabilística, Teoria e Prática, 5.ª Edição, Edição Vida Económica.
Lourenço, Isabel; Morais, Ana Isabel; Lopes, Ana Isabel (2015); Fundamentos de Contabilidade Financeira – Teoria e Casos, Edições Sílabo.
Neves, Filipe (2012); Código do IVA e Legislação Complementar – Comentado e anotado, 2.ª edição, Vida Económica.
Pinto, José Alberto (2011); Fiscalidade, 5.ª edição, Areal Editores.
Rodrigues, João (2015); SNC – Sistema de Normalização Contabilística Explicado, 5.ª Edição, Porto Editora.