Objetivos / Competências
Recordando alguns fundamentos da Estatística, pretende-se desenvolver no aluno uma compreensão intuitiva da estatística e do raciocínio estatístico, que lhe permita, perante um problema, saber qual ou quais as ferramentas estatísticas a aplicar e, se necessário, investigar técnicas probabilísticas e estatísticas que o ajudem a resolver o problema.
Pretende-se também que o aluno adquira a capacidade de representar adequadamente e sumariamente um conjunto de dados, calcule medidas estatísticas e que seja capaz de usar adequadamente técnicas de inferência estatística (com auxilio de programas estatísticos - SPSS, Excel e outros softwares livres). Com a preparação adquirida, o aluno deve ser capaz de aprofundar o conhecimento nesta área para poder responder com facilidade às necessidades de uma atividade profissional que requeira a utilização dos métodos estatísticos.
Conteúdos programáticos resumidos
ESTATÍSTICA DESCRITIVA: conceitos fundamentais; escalas de medida; frequências; representação tabular e gráfica; medidas de posição e de dispersão.
TEORIA DE PROBABILIDADES E VARIÁVEIS ALEATÓRIAS (v.a.): definições; axiomas; v.a. discretas e contínuas; pricipais distribuições (Bernoulli, binomial, Normal, Qui-quadrado, F de Snedcor e T de Student…)
ESTIMAÇÃO PONTUAL E INTERVALAR para a média, variância, proporção, diferença entre de médias e de proporções.
TESTES DE HIPÓTESES PARAMÉTRICOS E NÃO PARAMÉTRICOS: testes para uma amostra e testes para duas amostras independentes.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA a um fator, testes de comparação múltipla.
ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR SIMPLES: método dos mínimos quadrados; qualidade de ajustamentos; testes à significância dos parâmetros e global do modelo.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas teóricas será adotado o modelo expositivo onde serão explicados os fundamentos teóricos dos métodos em estudo, nas aulas teórico práticas e práticas laboratoriais os alunos são convidados a resolver uma série de exercícios tipo sobre a matéria lecionada e usar o software.
Durante as aulas é dada oportunidade ao aluno de tirar dúvidas, sendo também incentivado a participar respondendo às questões colocadas pelo docente.
Na época normal avaliação será ou por Avaliação Contínua, 2 trabalhos de grupo e 2 testes intercalares sujeitos a uma nota mínima de 7 valores ou por Prova Escrita a realizar na época de exames. Nas restantes épocas a avaliação é a mesma.
Uma classificação final superior a 16 valores terá de ser defendida em prova oral.
No caso das provas escritas decorrerem online, os alunos com classificação superior ou igual a 10 valores terão que realizar uma prova oral.
Bibliografia resumida
Afonso, A e Nunes, C (2011). Estatística e Probabilidades - Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.
Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (2010). Estatística (Edição Revista), Verlag Dashofer.
Henriques, C.. Apontamentos de Probabilidades e Estatística. ESTV, Publicação do Departamento de Matemática da ESTV e da ADIV.
Henriques, C. Madalena Malva, Exercícios Resolvidos de Probabilidades e Estatística, Publicação do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia de Viseu.
Maroco, J (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics, Report Number.
Montgomery, Douglas C. e Runger, George C. (1994). Applied Statistics and probability for Engineers. Jonh Wiley & Sons, Inc..
Pereira, A (2011). SPSS – Guia Prático de Utilização – Análise de Dados para as Ciências Sociais e Psicologia, Edições Silabo.
Conjunto de slides produzidos por docentes de Estatística da ESTGV e disponibilizados na plataforma moodle.