Objetivos / Competências
A psicossociologia do trabalho estuda o comportamento e as interações no mundo do trabalho, das empresas e organizações.
Pretende-se assim que os alunos estudem o comportamento dos indivíduos em contexto de trabalho. e especificamente que adquiram capacidades para:
• Perspectivar as Organizações como sistemas sociais;
• Compreender os principais factores e dinâmicas que influenciam o comportamento e o sucesso das Organizações;
• Identificar as variáveis psicossociais que influenciam os indivíduos no contexto de trabalho;
• Avaliar o papel da Liderança nas Organizações;
• Identificar os factores subjacentes ao desempenho humano em contexto organizacional;
• Desenvolver aptidões de criatividade e inovação.
Conteúdos programáticos resumidos
INTRODUÇÃO: A sociedade contemporânea e o valor das pessoas. A importância das pessoas nas Organizações.
1. COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS
1.1. Características e aptidões individuais e personalidade.
1.2. Conceitos básicos da comunicação, contextos, intervenientes e características.
1.3. Processo comunicativo (elementos do processo comunicativo, barreiras à comunicação).
1.4. Tipos e instrumentos de comunicação.
1.5. Comunicação e adequação discursiva.
1.6. Competências comunicacionais.
2. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
3. TOMADA DE DECISÃO, GESTÃO E NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS
4. LIDERANÇA
4.1. Concetualização
4.2. Evolução das teorias de liderança
5. RISCOS PSICOSSOCIAIS
6. GESTÃO DE EQUIPAS
6.1. Equipas e grupos de trabalho
6.2. Desenvolvimento do trabalho de equipa
7. MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
7.1. Modelos
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas, recorrer-se-á à exposição oral aliada a exemplos ilustrativos concretos, em particular do meio empresarial nacional e, se possível, regional. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece a aplicação mista da exposição e do método interrogativo, bem como simulações, jogos e outros exercícios como forma de "construir" em conjunto as conclusões. Além disso, far-se-á uso de (excertos de) filmes e documentários para promover a reflexão e discussão dos conteúdos a trabalhar. A participação dos alunos é ainda assegurada através de apresentações individuais e/ou em grupo de diversos tópicos da UC, os quais pressupõem alguma pesquisa e a sua experiência profissional (se aplicável).
Mód. A
A.1. Trabalhos realizados e/ou apresentados individualmente, no âmbito dos conteúdos ministrados, num mínimo de 40%.
A.2. Trabalhos realizados em grupo/individualmente (percentagem restante, perfazendo 80%)
Mód. B
B.1. Trabalhos realizados em grupo/individualmente (20%)
Bibliografia resumida
• Ferreira, J.M.C., Neves, J. & Caetano, A. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa, McGraw-Hill
• Gonçalves, S. & Gonçalves, S.P. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Lisboa: Pactor.
• Neves, J. G., Garrido, M. e Simões, J. E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática, 3a edição, Edições Sílabo, Lisboa.
• Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização. In, S.P. Gonçalves (Coord.), Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas, (pp: 3-29), Lisboa: Pactor.