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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Psicossociologia do Trabalho
Código791
Departamento/área responsávelDepartamento de Ambiente
Área de educação e formação0 - Sociologia e outros estudos
Componente de formaçãoComponente de Formação Geral e Científica
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Carla Maria Alves da Silva Fernandes
Fátima Susana Mota Roboredo Amante
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
65 - 68
Tempo total de trabalho (horas) 133

Objetivos / Competências

A psicossociologia do trabalho estuda o comportamento e as interações no mundo do trabalho, das empresas e organizações.
Pretende-se assim que os alunos estudem o comportamento dos indivíduos em contexto de trabalho. e especificamente que adquiram capacidades para:
• Perspectivar as Organizações como sistemas sociais;
• Compreender os principais factores e dinâmicas que influenciam o comportamento e o sucesso das Organizações;
• Identificar as variáveis psicossociais que influenciam os indivíduos no contexto de trabalho;
• Avaliar o papel da Liderança nas Organizações;
• Identificar os factores subjacentes ao desempenho humano em contexto organizacional;
• Desenvolver aptidões de criatividade e inovação.

Conteúdos programáticos resumidos

INTRODUÇÃO: A sociedade contemporânea e o valor das pessoas. A importância das pessoas nas Organizações.

1. COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS
1.1. Características e aptidões individuais e personalidade.
1.2. Conceitos básicos da comunicação, contextos, intervenientes e características.
1.3. Processo comunicativo (elementos do processo comunicativo, barreiras à comunicação).
1.4. Tipos e instrumentos de comunicação.
1.5. Comunicação e adequação discursiva.
1.6. Competências comunicacionais.

2. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
3. TOMADA DE DECISÃO, GESTÃO E NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS

4. LIDERANÇA
4.1. Concetualização
4.2. Evolução das teorias de liderança
5. RISCOS PSICOSSOCIAIS
6. GESTÃO DE EQUIPAS
6.1. Equipas e grupos de trabalho
6.2. Desenvolvimento do trabalho de equipa
7. MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
7.1. Modelos

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Nas aulas, recorrer-se-á à exposição oral aliada a exemplos ilustrativos concretos, em particular do meio empresarial nacional e, se possível, regional. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece a aplicação mista da exposição e do método interrogativo, bem como simulações, jogos e outros exercícios como forma de "construir" em conjunto as conclusões. Além disso, far-se-á uso de (excertos de) filmes e documentários para promover a reflexão e discussão dos conteúdos a trabalhar. A participação dos alunos é ainda assegurada através de apresentações individuais e/ou em grupo de diversos tópicos da UC, os quais pressupõem alguma pesquisa e a sua experiência profissional (se aplicável). Mód. A A.1. Trabalhos realizados e/ou apresentados individualmente, no âmbito dos conteúdos ministrados, num mínimo de 40%. A.2. Trabalhos realizados em grupo/individualmente (percentagem restante, perfazendo 80%) Mód. B B.1. Trabalhos realizados em grupo/individualmente (20%)

Bibliografia resumida

• Ferreira, J.M.C., Neves, J. & Caetano, A. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa, McGraw-Hill
• Gonçalves, S. & Gonçalves, S.P. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Lisboa: Pactor.
• Neves, J. G., Garrido, M. e Simões, J. E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática, 3a edição, Edições Sílabo, Lisboa.
• Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização. In, S.P. Gonçalves (Coord.), Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas, (pp: 3-29), Lisboa: Pactor.

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