Objetivos / Competências
Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os estudantes de competências necessárias em Língua Inglesa para que possam gerir situações em que esta língua seja usada no mundo do trabalho.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
- Interagir com algum grau de fluência e espontaneidade com falantes de inglês;
- Destacar o significado de determinados acontecimentos e experiências e sustentar pontos de vista;
- Emitir e pedir opiniões, interromper e lidar com interrupções, pedir e dar esclarecimentos;
- Escrever relatórios breves, desenvolvendo argumentos e realçando pontos e detalhes importantes;
- Providenciar descrições claras, exprimir pontos de vista e desenvolver argumentos;
- Compreender e interpretar textos técnicos específicos na área de design e tecnologia do mobiliário.
Conteúdos programáticos resumidos
Uma vez que esta Unidade Curricular pretende desenvolver competências nas áreas de comunicação e expressão, tanto orais como escritas, de acordo com o QECRL nível B1, a escolha dos conteúdos recai sobretudo naqueles relativos ao campo profissional, centrando-se particularmente no Inglês para Comunicação Empresarial e Inglês para Design e Engenharia:
- Números, alfabeto fonético e saudações;
- Comérico internacional (países, nacionalidades, comportamentos culturais e o trabalho no estrangeiro);
- Capacidades profissionais (capacidades emocionais e capacidades técnicas);
- Apresentações orais, telefonemas e correspondência comercial (capacidades comunicativas, trabalho em equipa, negociações);
- Vocabulário e terminologia técnica específicos da área de especialidade (ex.: formas, materiais...)
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A UC adotará uma metodologia centrada na ação, colocando uma maior ênfase no processo de aprendizagem e no aprender fazendo. Os alunos serão convidados a realizar pequenas atividades escritas e orais em sala de aula e serão, ainda, incentivados a desempenhar um papel ativo na gestão do seu processo de aprendizagem. A UC fará uso de materiais autênticos, no sentido de promover uma aprendizagem autodirecionada e o desenvolvimento da autonomia. Os materiais selecionados, bem como dicionários e fontes diversas da internet fornecem a base para a análise de vários aspetos linguísticos e culturais.
A - Avaliação contínua
Prova escrita-50%
Apresentação de um mini-projeto - 40% (oralidade - 30%; escrita - 10%)
Realização de tarefas orais e escritas em sala de aula - 10%
B, C e D - Exame em época normal; de recurso/melhoria e trabalhadores-estudantes
Prova oral - 50%;
Prova escrita - 50%
Em época normal, as notas da avaliação contínua podem ser recuperadas, se os alunos desejarem.
Bibliografia resumida
Ashley, A. (2003). Oxford Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press
Bonamy, D. (2013). Technical English 1. CourseBook. Harlow, UK: Pearson, Longman
Bonamy, D. (2013). Technical English 2. CourseBook. Harlow, UK: Pearson, Longman
Bonamy, D. (2013). Technical English 3. CourseBook. Harlow, UK: Pearson, Longman
Evans, V., Dooley, J. & Rogers, H. (2014). Career Paths: Art & Design. Berkshire: Express Publishing
Hobbs, M. & Keddle, J. (2006). Commerce 1. Student's book. Oxford: Oxford University Press
Hobbs, M. & Keddle, J. (2007). Commerce 2. Student's book. Oxford: Oxford University Press
Ibbotson, M. (2011). Cambridge English for Engineering, Student's Book with Audio CDs. Cambridge. Cambridge University Press
Murphy, R. (2019). English Grammar in Use with Answers and Interactive eBook. Cambridge: Cambridge University Press
Norman, W. (2013). Business Benchmark - Pre-Intermediate to Intermediate (2nd ed.). Cambridge: Cambridge University Press