Objetivos / Competências
A unidade curricular Eletrónica tem como principal objetivo transmitir ao aluno os conceitos básicos de eletrónica analógica com um enfoque nos princípios de operação, características e funcionalidades dos diversos componentes semicondutores. Os tópicos a abordar incluem: materiais semicondutores; díodos; transístores de efeito bipolar; transístor de efeito de campo. A disciplina pretende dotar o aluno com a capacidade de analisar, projetar, implementar e testar circuitos analógicos de média complexidade para a resolução de problemas práticos reais, fomentando sempre o espírito crítico nas propostas apresentadas, bem como na solução de problemas encontrados na implementação dos circuitos.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Conceitos elementares de eletrónica
1.1. Materiais semicondutores
1.2. Tipo N e tipo P
1.3. Junção PN
2. Díodos
2.1. Constituição
2.2. Comportamento ideal e real
2.3. Representação
2.4. Polarização
2.5. Circuitos e aplicações
2.6. Díodos especiais: Zener/ Schottky
3. Transístores
3.1. Tipos de transístores
3.2. Transístores de efeito bipolar
3.3. Transístor de efeito de campo
3.4. Transístores bipolares de porta isolada
3.5. Constituição, representação e polarização
3.6. Montagens básicas
4. Aplicações
4.1. Circuitos lineares e não-lineares com semicondutores
4.2. Circuitos lógicos com semicondutores
4.3. Transístor como interruptor
4.4. Amplificadores de pequenos sinais
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Aulas Teóricas: Exposição da matéria utilizando sempre que possível exemplos práticos.
Aulas Teórico-Práticas: Resolução de exercícios relativamente à matéria apresentada nas aulas teóricas tanto em grupo como individualmente, aplicando, sempre que possível, exemplos práticos.
Aulas Práticas: Complemento às aulas teóricas onde são realizados diversos trabalhos práticos em grupo e consequente elaboração de relatório.
A avaliação impõe ao aluno (exceto aluno trabalhador-estudante) a assistência mínima de 75% nas aulas práticas e teórico-práticas. O aluno trabalhador-estudante apenas está obrigado à realização dos testes práticos.
A classificação final engloba a nota obtida na prova de avaliação escrita e a nota obtida na componente prática. Nas diferentes épocas de avaliação a componente prática tem um fator de ponderação de 40% e a prova escrita 60% da classificação final. A prova escrita exige uma cotação mínima de 40%.
Bibliografia resumida
1. Albert Malvino, Princípios de Electrónica, McGraw-Hill, 6a Ed., Vol. 1, 2000 [621.3 (094.5) MAL PR]
2. Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Microelectronic circuits, Oxford, 1998 [621.3.04 SED MIC]
3. Paul Horowitz, Winfield Hill, The Art of Electronics, Cambridge University Press, 1989 [621.38 HOR WIN]
4. Milton Kaufman, Eletrónica básica, McGraw-Hill, 1984 [621.38 KAU]
5. Jacob Millman, Microelectronics, McGraw-Hill, 1988 [621.38 MIL MIC]
6. Edward S. Yang, Microelectronic devices, Mcgraw-Hill, 1988 [621.38 YAN]