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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Eletrónica
Código843
Departamento/área responsávelDepartamento de Engenharia Electrotécnica
Área cientificaCiências de Engenharia
ECTS6.5
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Daniel Filipe Albuquerque
José Eduardo Monney de Sá Paiva
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
26 19,5 19,5 - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
179

Objetivos / Competências

A unidade curricular Eletrónica tem como principal objetivo transmitir ao aluno os conceitos básicos de eletrónica analógica com um enfoque nos princípios de operação, características e funcionalidades dos diversos componentes semicondutores. Os tópicos a abordar incluem: materiais semicondutores; díodos; transístores de efeito bipolar; transístor de efeito de campo. A disciplina pretende dotar o aluno com a capacidade de analisar, projetar, implementar e testar circuitos analógicos de média complexidade para a resolução de problemas práticos reais, fomentando sempre o espírito crítico nas propostas apresentadas, bem como na solução de problemas encontrados na implementação dos circuitos.

Conteúdos programáticos resumidos

1. Conceitos elementares de eletrónica
1.1. Materiais semicondutores
1.2. Tipo N e tipo P
1.3. Junção PN

2. Díodos
2.1. Constituição
2.2. Comportamento ideal e real
2.3. Representação
2.4. Polarização
2.5. Circuitos e aplicações
2.6. Díodos especiais: Zener/ Schottky

3. Transístores
3.1. Tipos de transístores
3.2. Transístores de efeito bipolar
3.3. Transístor de efeito de campo
3.4. Transístores bipolares de porta isolada
3.5. Constituição, representação e polarização
3.6. Montagens básicas

4. Aplicações
4.1. Circuitos lineares e não-lineares com semicondutores
4.2. Circuitos lógicos com semicondutores
4.3. Transístor como interruptor
4.4. Amplificadores de pequenos sinais

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Aulas Teóricas: Exposição da matéria utilizando sempre que possível exemplos práticos. Aulas Teórico-Práticas: Resolução de exercícios relativamente à matéria apresentada nas aulas teóricas tanto em grupo como individualmente, aplicando, sempre que possível, exemplos práticos. Aulas Práticas: Complemento às aulas teóricas onde são realizados diversos trabalhos práticos em grupo e consequente elaboração de relatório. A avaliação impõe ao aluno (exceto aluno trabalhador-estudante) a assistência mínima de 75% nas aulas práticas e teórico-práticas. O aluno trabalhador-estudante apenas está obrigado à realização dos testes práticos. A classificação final engloba a nota obtida na prova de avaliação escrita e a nota obtida na componente prática. Nas diferentes épocas de avaliação a componente prática tem um fator de ponderação de 40% e a prova escrita 60% da classificação final. A prova escrita exige uma cotação mínima de 40%.

Bibliografia resumida

1. Albert Malvino, Princípios de Electrónica, McGraw-Hill, 6a Ed., Vol. 1, 2000 [621.3 (094.5) MAL PR]
2. Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Microelectronic circuits, Oxford, 1998 [621.3.04 SED MIC]
3. Paul Horowitz, Winfield Hill, The Art of Electronics, Cambridge University Press, 1989 [621.38 HOR WIN]
4. Milton Kaufman, Eletrónica básica, McGraw-Hill, 1984 [621.38 KAU]
5. Jacob Millman, Microelectronics, McGraw-Hill, 1988 [621.38 MIL MIC]
6. Edward S. Yang, Microelectronic devices, Mcgraw-Hill, 1988 [621.38 YAN]

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