Objetivos / Competências
A disciplina de Sistemas de Eletrónica tem como principal objetivo transmitir ao aluno os conceitos básicos de eletrónica analógica com um enfoque nos princípios de operação, características e funcionalidades dos amplificadores operacionais. Os tópicos a abordar incluem: circuitos ideais versus reais; resposta em frequência de um circuito; projeto e implementação de filtros, circuitos não lineares e de fontes de tensão reguladas. A disciplina pretende dotar o aluno com a capacidade de projetar, implementar e testar circuitos analógicos de média complexidade para a resolução de problemas práticos reais, fomentando sempre o espírito crítico nas propostas apresentadas, bem como na solução de problemas encontrados na implementação dos circuitos.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Amplificadores Operacionais
1.1. Amplificador operacional ideal
1.2. Circuitos Básicos
1.3. Amplificador operacional real
1.4. Resposta em frequência DC/AC
1.5. Circuitos com amplificadores
1.6. Amplificador de soma e de diferenças
1.7. Amplificador de uma única alimentação
2. Filtros
2.1. Introdução à noção de filtro
2.2. Aproximação Butterworth/Chebyshev/Bessel
2.3. Filtros ativos/passivos
2.4. Função de transferência de um circuito
2.5. Sallen-key e Multiple-Feedback
3. Circuitos não lineares
3.1. Conceitos básicos
3.2. Comparador
3.3. Schmitt trigger
3.4. Detectores de pico
3.5. Comparador de janela
3.6. Detector de passagem por zero
3.7. Circuito integrador
3.8. Osciladores
3.9. Gerador de funções
4. Fontes Reguladas de Tensão
4.1. Fontes de tensão de referência
4.2. Fontes reguladas realimentadas
4.3. Fontes reguladas usando amplificadores operacionais
4.4. Reguladores de três terminais
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Aulas Teóricas: Exposição da matéria utilizando sempre que possível exemplos práticos.
Aulas Teórico-Práticas: Resolução de exercícios relativamente à matéria apresentada nas aulas teóricas tanto em grupo como individualmente.
Aulas Práticas: Complemento às aulas teóricas e teórico-práticas e desenvolvimento de um miniprojeto com demostração e apresentação pública.
A avaliação impõe ao aluno (excepto aluno trabalhador-estudante) a assistência mínima de 75% nas aulas práticas e teórico-práticas. Os alunos trabalhador-estudante estão obrigados à realização e apresentação apenas do miniprojecto na componente prática.
A classificação final engloba a nota obtida na prova de avaliação escrita e a nota obtida na avaliação da componente prática. Nas diferentes épocas de avaliação a componente prática tem um factor de ponderação de 40% (8 val.) da classificação final e a prova escrita tem um factor de ponderação 60% (12 val.). A prova escrita exige uma cotação mínima de 40% (8 val.).
Bibliografia resumida
1. Paul Horowitz, Winfield Hill, The Art of Electronics, Cambridge University Press, 1989 (621.38 HOR WIN)
2. Albert Malvino, Princípios de Electrónica, McGraw-Hill, 6a Ed., Vol. 2, 2000 (621.3 (094.5) MAL PR)
3. Franco Sergio, Operational Amplifiers and Analog Integrated Circuits, McGrawHill, 1988 (621.37 FRA)
4. Malik, Electronic Circuits, Prentice Hall, 1995 (621.38 MAL ELE)
5. MillMan /HalKias, Electrónica, Vol II, McGrawHill, 2a Ed. 1981 (621.38 MIL ELE)
6. Rashid, Microelectronic Circuits, Analysis and Design, PWS Publishing Company, 1a Ed. 1998 (621.38 RAS)
7. Robert Boylestad, Louis Nashelsky, Dispositivos Electrónicos e Teoria dos Circuitos, Prentice Hall do Brasil, 5a Ed. 1994 (621.38 BOY)
8. Sedra & Smith, Microelectronic Circuits, Sounders College Publishing (621.3 SED MIC)