Objetivos / Competências
A unidade curricular de Poluição e Qualidade do Ar pretende dotar o estudante com os conhecimentos básicos da física da atmosfera, dos poluentes atmosféricos, dispersão de poluentes e qualidade do ar. O estudante deverá estudar o percurso do poluente desde a sua emissão até ao receptor.
Esta unidade curricular permitirá ao estudante conhecer os principais poluentes atmosféricos emitidos, as suas fontes e efeitos na saúde. O estudante irá adquirir o conhecimento dos métodos/normas para monitorizar as emissões por fontes pontuais, compreender a dinâmica da atmosfera, a dispersão dos poluentes condicionada pela atmosfera onde são libertados e pelas condições de emissão e apreender conceitos básicos da química da troposfera.
O estudante adquire competências no âmbito da monitorização de efluentes gasosos, e no âmbito da elaboração de estudos de qualidade do ar e estudos de impacte ambiental.
Conteúdos programáticos resumidos
Conceitos básicos sobre a atmosfera, a evolução da sua composição e características das suas camadas. Balanço energético da Terra e Atmosfera e as forças responsáveis pelos movimentos das massas de ar na atmosfera.
Os principais poluentes atmosféricos: ciclos, fontes e efeitos. Conceitos básicos da fotoquímica e referido o ciclo fotoquímico básico.
Ferramentas de gestão e avaliação da qualidade do ar, designadamente: inventário de emissões de poluentes para a atmosfera, os critérios e padrões de qualidade do ar, a Rede Nacional de Monitorização da Qualidade do Ar.
Fundamentos de amostragem de ar. Medição de emissões industriais pontuais.
Dispersão de Poluentes na Atmosfera: Relações de pressão e temperatura na baixa atmosfera. Alteração de temperatura associada ao movimento de uma parcela de ar; estabilidade atmosférica.
Análise qualitativa do comportamento dos penachos. Modelização da dispersão dos poluentes; modelo de caixa e modelo do tipo Gaussiano.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
São lecionadas aulas teóricas de exposição, aulas teórico práticas e é efetuado um trabalho prático pelos alunos em grupos de trabalho.
As aulas teóricas são apoiadas nas ferramentas/softwares informáticas usuais e nos meios audiovisuais existentes na sala de aula (videoprojector) e acompanhada de exemplos práticos.
As aulas teórico-práticas de resolução de problemas de aplicação são realizadas pelos estudantes e supervisionadas pelo docente. É ainda efetuado um trabalho de pesquisa orientado.
A avaliação é realizada através do trabalho prático (com um peso de 30%) e do escrito (com um peso de 70%). O estudante para ter aprovação tem de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores, quer no exame escrito quer na aula prática.
Bibliografia resumida
Ahrens, C. D. “Meteorology today: an introduction to weather, climate, and the environment”, Pacific Grove : Thomson, 2003
Filayson – Pitts B., Pitts J. N., “Chemistry of the upper and lower atmosphere: theory, experiments, and applications”, Academic Press, 2000.
Peixoto J. P., Oort A. H., “Physics of Climate”, AIP Press 1991.
Seinfeld J., Pandis S., “Atmospheric Chemistry and Physics, from Air Pollution to Climate Change”, Wiley, 1998.
Strahler, A. N., Strahler, A. H., “Physical geography: science and systems of the human environment”, John Wiley, 1996.
Stull, R., “Meteorology for scientists and engineers”, Australia: Brooks/Cole, cop.2000
Turner, D. B., “Atmospheric Dispersion Estimates”, Lewis publishers 1994.
Wight G., “Fundamentals of Air Sampling”, Lewis 1994.
NP 2167:2007. Emissões de fontes fixas. Secção de amostragem e plataforma para chaminés ou condutas.
NP ISO 10780:2000. Medição da velocidade e do caudal volumétrico de correntes gasosas em condutas, pp.26.