Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Junho 2023 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Tecnologias de Informação
Código934
Departamento/área responsávelDepartamento de Madeiras
Área de educação e formação482 - Informática na Ótica do Utilizador
Componente de formaçãoComponente de Formação Geral e Científica
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Jorge Manuel Santos Silva Martins
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
65 - 94
Tempo total de trabalho (horas) 159

Objetivos / Competências

Esta unidade curricular pretende desenvolver conhecimentos sobre alguns dos métodos, técnicas e ferramentas computacionais de maior utilidade nas áreas da tecnologia e design de produtos. Fornecer capacidades que permitam maiores níveis de sucesso ao nível das disciplinas e de todo o curso. Proporcionar um conjunto de informações sobre a utilização de software essencial para a total perceção dos diversos conteúdos que lhes irão ser administrados ao longo do curso.

Conteúdos programáticos resumidos

Técnicas e ferramentas computacionais de maior utilidade nas áreas da tecnologia e design de produtos

O Microsoft Excel como ferramenta essencial no tratamento de dados, nomeadamente para a elaboração de cálculos, tabelas e gráficos.

O Microsoft Project como um instrumento capaz de apoiar a conceção, gestão e desenvolvimento de projetos, nomeadamente na execução e planeamento das tarefas do projeto, escolha dos recursos necessários bem como na produção dos documentos necessários a dar resposta aos Cadernos de Encargos.

O Microsoft Access para armazenamento, gestão e controlo de dados e fluxos de dados.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

As metodologias de ensino-aprendizagem são baseadas em métodos pedagógicos ativos centrados no aluno, através da realização de trabalhos orientados para situações práticas de um técnico de Design de Mobiliário, complementados com a introdução dos conceitos básicos necessários para a realização das tarefas propostas. A avaliação é contínua e baseia-se na realização de trabalhos práticos envolvendo a utilização das ferramentas computacionais que são objecto da disciplina. As componentes de avaliação englobam a assiduidade e empenho 10%.

Bibliografia resumida

Pinto, M (2010) “Microsoft Excel 2010” Colecção Software obrigatório. Centro atlântico. ISBN: 978-989-615-041-9
Carvalho, V. Azevedo, A. Abreu, A. (2010) “Microsoft Access 2010” Colecção Software obrigatório. Centro atlântico. ISBN: 978-989-615-044-0
Feio, R. (2010), “Gestão de Projectos com o Microsoft Project 2010 “. Editora FCA. ISBN: 978-972-722-560-6
Silva, M (2010), “Microsoft Project 2010. Colecção Depressa e Bem. Editora FCA. ISBN: 978-972-722-663-4

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Matrículas - Concurso
Especial Vias
Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook / Instagram

ESTGV no Facebook ESTGV no Instagram
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior