Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Março 2023 »
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Auditoria Financeira
Código978
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular3
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Isabel Maria Loureiro Pais Esteves Martins
João Rui Loureiro Moita
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 58,5 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Dotar os alunos com os conhecimentos teóricos no âmbito da auditoria a fim de apreenderem as vantagens, necessidades e desafios que se colocam em empresas modernas; conhecer com razoável eficácia as regras, normas e princípios contabilísticos e de auditoria/revisão emitidos por organizações nacionais e internacionais; sensibilizar para a importância e complexidade das demonstrações financeiras e eventuais desconformidades; dominar a técnica de deteção e prevenção das irregularidades e os efeitos materialmente relevantes nas Demonstrações Financeiras; técnicas em processos de análise das transações aplicando os vários tipos de testes às transações; dominar a problemática dos testes, controlo interno, limitações e dificuldades; compreender os conceitos e as metodologias do planeamento em auditoria e respetivas fases; dominar os conceitos teóricos da auditoria, regras e princípios, problemas e as dificuldades que se levantam a uma auditoria, tendo em perspetiva a emissão relatório final.

Conteúdos programáticos resumidos

Parte I: Introdução à Auditoria; Princípios contabilísticos geralmente aceites; Normas contabilísticas nacionais e internacionais; Princípios de Auditoria geralmente aceites; Normas de revisão/auditoria nacionais e internacionais; Erros, fraudes e irregularidades; Testes em auditoria; Controlo interno: modelo COSO e ERM; Organização de uma auditoria baseada no risco.
Parte II: Auditoria aplicada às diferentes componentes das demonstrações financeiras, atendendo a aspetos contabilísticos, controlo interno, objetivos de auditoria e procedimentos de auditoria: meios financeiros líquidos; compras de bens e serviços, pessoal e dívidas a pagar; inventários e custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas; investimentos não financeiros; investimentos financeiros; vendas, prestações de serviços e dívidas a receber; acréscimos e diferimento; provisões; capital próprio. Exames de natureza especial.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Estratégias pedagógicas adotadas: método expositivo com utilização do quadro tradicional e videoprojector; apresentação, discussão e resolução de casos práticos; intervenção permanente dos alunos na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas; utilização da plataforma Moodle para a disponibilização de casos práticos e material de apoio. Avaliação de unidade curricular é realizada através de frequência e/ou exame final. São admitidos a exame de frequência os alunos que tenham assistido, no mínimo, a 75% das aulas. O exame de frequência e o exame final são compostos por: parte teórica; parte teórico-prática. Não obtêm aprovação nesta unidade curricular os alunos que não atinjam 40% da cotação atribuída numa das partes (teórica ou teórico-prática) da prova, complementada pela outra parte. São aprovados os alunos que obtenham um mínimo de 10 valores.

Bibliografia resumida

ALMEIDA, Bruno José Machado (2019). Manual de Auditoria Financeira, 3.ª Edição, Escolar Editora
COSTA, Carlos Baptista (2017). Auditoria Financeira – teoria & prática, 11ª Edição. Editora Rei dos Livros.
COSTA, Carlos Baptista; ALVES, Gabriel Correia (2011). Casos Práticos de Auditoria Financeira, 5ª Edição. Editora Rei dos Livros.
Normas Internacionais de Revisão/Auditoria, IFAC (NIR). (http://www.ifac.org/)
International Auditing and Assurance Standards Board. (2015). Manual de Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros Trabalhos de Garantia de Fiabilidade e Serviços Relacionados (Vol. 1). Lisboa: Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Valderrama, J. L., & Riquelme, M. A. (2017). Teoría y práctica de la auditoría I - Concepto y metodología (7.ª ed.). Madrid: Ediciones Pirámide.
Valderrama, J. L., & Riquelme, M. A. (2017). Teoría y práctica de la auditoría II - Análisis de áreas y casos prácticos (7.ª ed.). Madrid: Pirámide.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Matrículas - Concurso
Especial Vias
Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook / Instagram

ESTGV no Facebook ESTGV no Instagram
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior