Objetivos / Competências
Dotar os alunos com os conhecimentos teóricos no âmbito da auditoria a fim de apreenderem as vantagens, necessidades e desafios que se colocam em empresas modernas; conhecer com razoável eficácia as regras, normas e princípios contabilísticos e de auditoria/revisão emitidos por organizações nacionais e internacionais; sensibilizar para a importância e complexidade das demonstrações financeiras e eventuais desconformidades; dominar a técnica de deteção e prevenção das irregularidades e os efeitos materialmente relevantes nas Demonstrações Financeiras; técnicas em processos de análise das transações aplicando os vários tipos de testes às transações; dominar a problemática dos testes, controlo interno, limitações e dificuldades; compreender os conceitos e as metodologias do planeamento em auditoria e respetivas fases; dominar os conceitos teóricos da auditoria, regras e princípios, problemas e as dificuldades que se levantam a uma auditoria, tendo em perspetiva a emissão relatório final.
Conteúdos programáticos resumidos
Parte I: Introdução à Auditoria; Princípios contabilísticos geralmente aceites; Normas contabilísticas nacionais e internacionais; Princípios de Auditoria geralmente aceites; Normas de revisão/auditoria nacionais e internacionais; Erros, fraudes e irregularidades; Testes em auditoria; Controlo interno: modelo COSO e ERM; Organização de uma auditoria baseada no risco.
Parte II: Auditoria aplicada às diferentes componentes das demonstrações financeiras, atendendo a aspetos contabilísticos, controlo interno, objetivos de auditoria e procedimentos de auditoria: meios financeiros líquidos; compras de bens e serviços, pessoal e dívidas a pagar; inventários e custos das mercadorias vendidas e das matérias consumidas; investimentos não financeiros; investimentos financeiros; vendas, prestações de serviços e dívidas a receber; acréscimos e diferimento; provisões; capital próprio. Exames de natureza especial.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Estratégias pedagógicas adotadas: método expositivo com utilização do quadro tradicional e videoprojector; apresentação, discussão e resolução de casos práticos; intervenção permanente dos alunos na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas; utilização da plataforma Moodle para a disponibilização de casos práticos e material de apoio.
Avaliação de unidade curricular é realizada através de frequência e/ou exame final. São admitidos a exame de frequência os alunos que tenham assistido, no mínimo, a 75% das aulas. O exame de frequência e o exame final são compostos por: parte teórica; parte teórico-prática. Não obtêm aprovação nesta unidade curricular os alunos que não atinjam 40% da cotação atribuída numa das partes (teórica ou teórico-prática) da prova, complementada pela outra parte. São aprovados os alunos que obtenham um mínimo de 10 valores.
Bibliografia resumida
ALMEIDA, Bruno José Machado (2019). Manual de Auditoria Financeira, 3.ª Edição, Escolar Editora
COSTA, Carlos Baptista (2017). Auditoria Financeira – teoria & prática, 11ª Edição. Editora Rei dos Livros.
COSTA, Carlos Baptista; ALVES, Gabriel Correia (2011). Casos Práticos de Auditoria Financeira, 5ª Edição. Editora Rei dos Livros.
Normas Internacionais de Revisão/Auditoria, IFAC (NIR). (http://www.ifac.org/)
International Auditing and Assurance Standards Board. (2015). Manual de Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros Trabalhos de Garantia de Fiabilidade e Serviços Relacionados (Vol. 1). Lisboa: Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Valderrama, J. L., & Riquelme, M. A. (2017). Teoría y práctica de la auditoría I - Concepto y metodología (7.ª ed.). Madrid: Ediciones Pirámide.
Valderrama, J. L., & Riquelme, M. A. (2017). Teoría y práctica de la auditoría II - Análisis de áreas y casos prácticos (7.ª ed.). Madrid: Pirámide.