Objetivos / Competências
Aprofundamento dos conceitos termodinâmicos fundamentais na análise de sistemas de refrigeração e combustão. Bioenergia.
Conteúdos programáticos resumidos
Ciclos de compressão de vapor, de gás e ciclos de absorção.
Ciclos combinados.
Liquefacção.
Refrigeração.
Refrigeração de alimentos e outras aplicações industriais.
Termodinâmica das misturas gasosas.
Combustão.
Termodinâmica da combustão.
Análise de segunda lei.
Dissociação.
Fontes de energia renovável.
Bioenergia.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia apresentada será baseada no método de exposição por diapositivos e visionamento de vídeos relativos aos assuntos abordados. Haverá a resolução de exercícios de âmbito teórico-prático bem como prático. Finalmente serão implementados trabalhos de investigação e/ou uma componente prática de laboratório para os assuntos que aí possam ser demonstrados e trabalhados. A avaliação será baseada numa prova escrita, nas componentes práticas de investigação e laboratório e ainda com base na avaliação contínua respeitante à qualidade da participação.
A classificação final é obtida a partir de:
Provas formais de avaliação: exames (60%).
Realização de trabalho prático, ao longo do semestre (30%).
Participação nas aulas teóricas e teórico práticas (10%).
É obrigatória a obtenção de um mínimo de 9,5 valores em cada componente.
Bibliografia resumida
Claus Borgnakke, Richard Edwin Sonntag, “Fundamentals of Thermodynamics”; Wiley, 2009.
Thomas D. Eastop, Allan McConkey, “Applied thermodynamics for engineering technologists”,Longman, Science, 1993.
Michael J. Moran, Howard N. Shapiro; “Fundamentals of Engineering Thermodynamics” - (5th Ed.); Wiley, 2010.
Yunus A. Çengel, Michael A. Boles; “Thermodynamics, an engineering approach”; McGraw-Hill, Seventh Edition in SI units, 2011.
Lucien Borel; "Thermodynamique Énergétique”; Presses Polytechniques Romandes, 2011.
Kenneth Wark, Jr.;“ Thermodynamics“; McGraw-Hill International Editions, 2004.
William Z. Black, James G. Hartley, “Thermodynamics”, HarperCollins College Publishers, 1997.