Objetivos / Competências
Esta unidade curricular tem como objetivo conferir ao aluno um perfil baseado na aquisição de conceitos e competências que, em conjunto com outras disciplinas, conduzam a atos de engenharia. Em termos gerais os alunos que obtenham aproveitamento ficarão habilitados para selecionar e aplicar técnicas de fundição e ligação de materiais, assim como analisar a qualidade dos componentes produzidos. Assim, o aluno deve obter as seguintes competências:
- Selecionar técnicas e equipamentos necessários para uma dada ligação.
- Organizar, planear, implementar e acompanhar as ligações entre materiais iguais ou diferentes.
- Controlar e dimensionar parâmetros inerentes aos principais processos de ligação, seguindo normas em vigor.
- Otimizar técnicas para a melhoria da qualidade da ligação em cada processo.
Conteúdos programáticos resumidos
I)LIGAÇÕES METÁLICAS E DE OUTROS MATERIAIS
Processos usuais de ligação em Construção Metálica
LIGAÇÕES APARAFUSADAS
Introdução.
Características, classificação e representação
Normalização fundamental
Dimensionamento de ligações correntes sem e com pré-esforço, segundo os Eurocódigos Estruturais.
LIGAÇÕES SOLDADAS
Introdução
Desenvolvimentos atuais nos processos de Soldadura
Soldabilidade Metalúrgica e construtiva: resumo,
Soldadura de aços, alumínios e de plásticos. Determinação de Tpa, uso de Schaeffler e WRC.
Normalização fundamental
Ensaios e controlo de qualidade
Custos de soldadura
Dimensionamento estático segundo os Eurocódigos Estruturais.
II)ADESIVOS ESTRUTURAIS
Introdução
Teoria da adesão
Seleção do adesivo
Projeto da junta
Preparação da superfície
Fabrico da junta
Controlo do processo
Aplicação i: a indústria aeronáutica
Aplicação ii: a indústria dos transportes e aplicação iii: a indústria naval
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A metodologia de ensino combina uma parte inicial expositiva das matérias com a apresentação de casos reais de aplicação das respetivas tecnologias. A implementação desta metodologia é efetuada com recurso à projeção de diapositivos e/ou a meios audiovisuais. É estimulado um ensino participativo, através da discussão e análise de situações reais e da resolução de questões e exercícios de aplicação e da realização de trabalhos práticos de pesquisa e investigação para estimular a comunicação escrita cuidada nos relatórios realizados. Esta metodologia pretende promover o desenvolvimento da capacidade do aluno para enfrentar novos desafios.
Os critérios de avaliação baseiam-se na avaliação contínua, 2 valores, nos trabalhos práticos, 8 valores, e na prova final, 10 valores. Os valores mínimos das médias dos trabalhos e da prova final terão de ser de 47,5%. A aprovação será efetuada com a classificação final mínima de 47,5%.
Bibliografia resumida
Trindade, Adelino; “Sebenta de apoio à unidade curricular de Tecnologia Mecânica II - Soldadura”;Licenciatura em Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, 2016.
Lucas F M da Silva, António G de Magalhães, Marcelo F S F de Moura, ‘Juntas Adesivas Estruturais’, Publindústria, Porto, 2007.
Apresentações das aulas e outros textos de apoio fornecidos aos alunos.
NP EN 1990-2: 2008+A1 2015 – Execução de estruturas de aço e de estruturas de alumínio – Parte 2: Requisitos técnicos para estruturas de aço.
NP EN 1993-1-8 - Eurocódigo 3 – Projeto de estruturas de aço – Parte 1-8: Projeto de ligações, 2010.