Apresentação do curso
O Técnico de Comércio e Vendas é um profissional qualificado que de forma autónoma, ou integrado numa equipa de trabalho, está apto a planear, organizar e gerir a venda de produtos e/ou serviços, de forma a propiciar um melhor desempenho da empresa, procurando atingir a satisfação e a fidelização dos clientes.
Acesso e ingresso
1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESTGV:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, e pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro.
2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Acesso a licenciaturas
Os alunos com aprovação em todas as componentes de formação do CTeSP, passarão a ser titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional de Gestão Comercial e Vendas, podendo candidatar‐se diretamente, através de um concurso especial, ao curso de Licenciatura em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) ou ao curso de Licenciatura em Gestão e Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
No âmbito do prosseguimento de estudos um conjunto alargado de unidades curriculares realizadas no CTeSP serão creditadas nos cursos de licenciatura referidos anteriormente.
Saídas profissionais
Atividades Principais
- Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
- Elaborar relatórios sobre atividades comerciais;
- Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Negociar produtos ou serviços e aplicar técnicas de vendas;
- Gerir clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor o produto adequado;
- Avaliar os produtos da empresa, caraterizar o tipo de clientes, recolher informação sobre a concorrência e o mercado e propor melhorias de forma a satisfazer e fidelizar os clientes;
- Organizar e gerir a força de vendas, definindo objetivos, a estrutura e a sua dimensão;
- Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico;
- Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;
- Desenvolver a politica de marketing e vendas e acompanhar a sua aplicação;
- Gerir os canais de distribuição e os métodos de armazenamento apropriados aos diferentes clientes.
Plano Curricular
2.º Ano - 2º Semestre |
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Unidade Curricular |
Horas de Estágio |
ECTS |
Estágio |
600 |
30 |
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Área de educação e formação
Áreas |
ECTS |
481 - Ciências Informáticas |
5 |
341 - Comércio |
42 |
344 - Contabilidade e Fiscalidade |
5 |
380 - Direito |
5 |
314 - Economia |
5 |
347 - Enquadramento na Organização/Empresa |
4 |
345 - Gestão e Administração |
14 |
223 - Língua e Literatura Materna |
5 |
222 - Línguas e Literaturas Estrangeiras |
4 |
342 - Marketing e publicidade |
26 |
461 - Matemática |
5 |
Total |
120
(*)
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(*) O curso tem unidades curriculares associadas a mais do que uma área científica, sendo o nº total de ECTS do curso de . |
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Avaliação e Qualidade
Outras informações
Formação em Contexto de Trabalho
A componente de formação em contexto de trabalho visa a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional
A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre e está assegurada através de protocolos que a ESTGV e a ESTGL estabeleceram com as entidades ou empresas da região de Viseu e Lamego e em casos pontuais das regiões limítrofes.
Candidatura
Para consultar o edital, bem como outras informações, aceder à zona de Candidaturas aos CTeSP.
Para mais informações consultar a página do Departamento de Gestão.