Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador
Página Principal   Escola   Instalações   Instalações Pedagógicas   Laboratórios   Dep. Eng.ª Mecânica e Gestão Industrial  Laboratório de Pneumática e Óleo-Hidráulica

Laboratório de Pneumática e Óleo-Hidráulica

 

O Laboratório de Pneumática e Óleo hidráulica possui equipamento didático e equipamento industrial de apoio a experiencia e projetos que se enquadram nas unidades curriculares Automação Industrial, Automação e Controlo e Instalações e automatismos elétricos e Sistemas I. Estes equipamentos encontram-se distribuídos em diversas zonas:

 

Zona de controlo de sistemas: Bancada didática da Luccas Nulle adaptada e alterada para funcionar com diferentes sistemas de controlo. Nestes de incluem um sistema de nível de líquido, um sistema de controlo de temperatura, vários sistemas elétricos de primeira ordem e segunda ordem, servomecanismos entre outros. O controlo analógico destes sistemas pode ser efetuando utilizando os controladores ON-OFF e PID existentes, bem como o controlo digital pela utilização de autómatos e relés programáveis existentes no laboratório e como instalados numa estrutura de fixação passível de ser utilizada nas diferentes zonas. Para aquisição de dados o laboratório dispõe de uma placa multifuncional (NI USB 6009) da National Instruments, que é programada através do Labview. O autómato C200H da Omron possui para além dos módulos de I/O a relé, uma carta de entrada e uma carta de saída analógicas, que podem ser utilizadas aquando do estudo de sistemas. O autómato utiliza um software próprio de programação SYSWIN.

 

Zona de pneumática: Compreende uma estrutura fixa onde são montados elementos industriais de deslocamento linear e rotativos, elementos de comando e de controlo e elementos de medida para que, de forma didática, possa ser explicado o funcionamento quer individual quer como parte de circuitos pneumáticos básicos e/ou mais complexos. Compreende ainda um conjunto de sistemas pneumáticos de comando elétrico desenvolvidos na escola, nomeadamente, um robot com 5 grau de liberdade1, um sistema automático de “transfer” de peças com tapete rolante2, um pórtico xyz com sistema de ventosa (para recolha de peças) e régua de deslocamento linear3. Estes projetos, que em cada ano vão sofrendo melhorias, encontram-se distribuídos nas mesas de trabalho. São alvo de estudo e aplicação dos fundamentos transmitidos nas diferentes unidades curriculares anteriormente mencionadas.

 

Zona de óleo hidráulica: Compreende uma bancada da Eletrónica Veneta, dela fazendo parte válvulas e atuadores óleo hidráulicos, mangueiras, estação de fornecimento e tratamento do óleo sob pressão (bomba, motor, reservatório) e respetivo quadro elétrico de comando e proteção. Existem ainda um conjunto de válvulas de comando elétrico que irão ser montadas em estruturas modulares de encaixe rápido na bancada. O equipamento óleo hidráulico encontra-se exposto e disponível para utilização uma vez se apoia num sistema de arrumação criado para o efeito4.

 

Zona de instalações e automatismos elétricos: Constituída por painel, que comporta elementos de comando e proteção elétrica da Lucas Nülle, uma bancada parafixação de quadros elétricos de proteção, variadores de velocidade (gama Altivar da Schneider electric), contactores e arrancadores de motores, elementos de medida (Medidor de potência PM9P Merlin Gerin e Analisador de redes Fluke 1735) entre outros elementos, e uma mesa de apoio onde são colocados os motores elétricos (SEW Eurodrive).

 

 

Atividades desenvolvidas

  1. Montagem de circuitos óleo hidráulicos e pneumáticos, para verificação e análise do funcionamento dos diferentes componentes;
  2. Estudo das características de cada componente utilizado na montagem de circuitos pneumáticos e óleo hidráulicos.

 

Equipamento Instalado

Composto por diverso equipamento industrial de pneumática e óleo hidráulica, destinado a sensibilizar e aproximar os alunos ao ambiente industrial:

  1. Bancada para experiências de hidráulica;
  2. Bancada de pneumática;
  3. Bancada de Eletropneumática;
  4. Bancada de Instrumentação e controlo.

 

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Diplomados
Vias Profissionalizantes

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior