Mais informações sobre os cursos


Curso 1


Nome do curso:
Aplicações da Matemática em Hidráulica

Dinamizador:
Professor Tiago Abreu (Prémio Adolpho Loureiro – LNEC 2013)

Data:
14 de junho de 2014 das 10h às 13h e das 14h às 16h

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Objectivos:
Utilizar ferramentas de matemática aplicadas a problemas de engenharia e, em particular, a problemas de Hidráulica e Recursos Hídricos. Para o efeito, recorre-se à folha de cálculo Excel para resolução dos problemas.

Conteúdos:
1. Aplicações da Análise Dimensional em Hidráulica Fluvial.

2. Recurso a números complexos para soluções de Hidráulica Marítima.

3. Resolução de funções implícitas e explícitas em problemas de abastecimento de água.

Metodologia:
A abordagem dos conteúdos irá ser feita de uma forma simples onde se utilizarão exemplos concretos para motivação. Recorrer-se-á ao método expositivo para se lecionar os conteúdos e os exercícios serão resolvidos em folha de cálculo Excel.


Curso 2


Nome do curso:
A Lógica do Dia-a-Dia

Dinamizador:
Professora Lurdes Sousa

Data:
10 de maio de 2014 das 8h30m às 13h30m

Duração:
5 horas

Sala:
17

Resumo:
A lógica está sempre presente tanto a nível pessoal como profissional. Usamos a linguagem da lógica para expressar aquilo em que acreditamos e para tirar conclusões dos nossos princípios. E usamos provas lógicas para defendermos as nossas conclusões. Sendo um dos mais antigos ramos do conhecimento, a lógica é hoje objeto de investigação intensa em grande medida por causa das suas aplicações no desenvolvimento da informática.
Nesta formação serão abordados os seguintes temas do cálculo proposicional: proposições e operações lógicas, expressões proposicionais e sua semântica (tautologias, contradições e contingências), argumentos corretos, regras de inferência. Dar-se-á ênfase a exemplos do dia-a-dia e far-se-ão ligações à prática do ensino da Matemática.


Curso 3


Nome do curso:
Matemática em ambiente Matlab

Dinamizador:
Professor Fernando Duarte

Data:
10 de maio de 2014 das 14h30m às 19h30m

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Resumo:
Neste módulo de formação serão tratados os princípios fundamentais para uma utilização eficiente do Matlab. Serão abordados tópicos de álgebra linear, análise matemática, métodos numéricos e estatística como exemplos da abrangência na sua utilização. O módulo será uma ação de formação destinada a docentes de matemática (ou não) e não requer qualquer conhecimento de programação, apenas requer conhecimentos inerentes ao uso normal do computador.

Conteúdos:
1. Introdução ao MatLab: Ambiente gráfico, janelas e menus.

2. Computação gráfica e numérica: Limites fundamentais e erros habituais.

3. Introdução à programação em MatLab.

4. Importação/exportação de dados e interacção com Excel.

5. Ferramentas úteis de Cálculo e Álgebra: vectores, matrizes, derivadas e integrais.

6. Ferramentas úteis de estatística.

7. Ferramentas úteis de métodos numéricos.


Curso 4


Nome do curso:
Amostragem: uma ideia

Dinamizador:
Professora Madalena Malva

Data:
17 maio de 2014 das 14h30m às 19h30m

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Objectivos:
Pretende-se que os formandos no final da sessão reconheçam as diferentes técnicas de amostragem bem como a determinação da dimensão de uma amostra.

Conteúdos:
Desde a publicação da lei nº31/91 de 20 de Julho de 1991 que qualquer sondagem feita em Portugal tem de obedecer a determinadas regras, entre as quais a publicação da ficha técnica. Porquê? Porque muita “batota” pode (e é feita) se a amostra recolhida para realizar a sondagem não for representativa da população.
Este curso tem por objetivo proporcionar aos formandos conhecimentos sobre métodos de amostragem, sendo dado particular destaque para a amostragem probabilística. São abordados os principais desenhos amostrais: amostragem aleatória simples, amostragem estratificada e amostragem por clusters. O curso abordará, de forma breve, ainda o tema da determinação da dimensão da amostra.


Curso 5


Nome do curso:
Conceitos de Geometria aplicados à vida real (Animação, Deformação Culinária, Estudo)

Dinamizador:
Professor Francisco Morgado

Data:
17 de maio de 2014 das 8h30m às 13h30m

Duração:
5 horas

Sala:
17

Resumo:
Com esta apresentação, pretende-se mostrar aos participantes, como aos conceitos de geometria lecionados no 10º, 11º, e 12º anos são utilizados em algumas aplicações informáticas. Por exemplo, através da equação vetorial do segmento de reta poderemos fazer a deformação entre objetos (losango->retângulo->triângulo->pentágono->etc.), com um pequeno artifício (através da parábola) pode-se alterar o comportamento da deformação (mais ou menos acelerado!). Ao nível da culinária, mostra-se que a equação vetorial do plano pode ajudar a fazer um bom arroz doce… (através da variação dos parâmetros), desafiando os presentes a fazerem novos cozinhados…, sendo de referir que neste ponto podemos entrar noutras dimensões…, aproveita-se este facto para mostrar como se podem representar mais do que 3 dimensões na folha de papel.
A equação geral do plano é fundamental na área da computação gráfica, apresentam-se vídeos na área da realidade virtual que ilustram a sua importância.
Ao nível dos números imaginários (algo que os alunos têm dificuldade em ver a sua aplicação!), mostra-se como os mesmos podem ser utilizados para fazer rotações de objetos. Nesta parte da matéria, poderemos aplicar também o conceito de função composta!!!, de modo a poder fazer uma pequena animação!

Números complexos:
Possibilidade de usar nas rotações: repare que, por exemplo,cis(a) é equivalente a fazer uma rotação em torno da origem de a. Por exemplo Zo*cis(a)*cis(ß)*cis(?) é equivalente a aplicar as 3 transformações a Zo, ou então fazer Zo*cis(a+ß+?).

Equação do plano….:
Importante para a visualização, realidade virtual (mostrar os vídeos….)

Deformação:
Equação vetorial da reta, aplicação à culinária, deformação de imagens

Aplicação à culinária:
Eq. da reta: leite com café
Eq. da reta expandida (vamos para a eq. do plano): leite, café + açúcar
Mais dimensões … cozinhado!



Curso 6


Nome do curso:
Resolução de problemas lineares

Dinamizador:
Professora Joana Fialho

Data:
7 de junho de 2014 das 8h30m às 13h30m

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Objectivos:
Relembrar os conceitos de programação linear e a resolução gráfica de problemas com duas incógnitas. Introduzir o Método Simplex que permite resolver problemas lineares com mais de duas incógnitas. Explicar o funcionamento do solver do Excel para resolver este tipo de problemas.

Conteúdos:
1. Formulação de problemas lineares.

2. Resolução gráfica de problemas lineares com duas incógnitas.

3. Método Simplex.

4. Utilização do solver do Excel para resolver problemas lineares.

Metodologia:
A abordagem dos conteúdos irá ser feita de uma forma simples onde se utilizarão exemplos concretos para motivação. Recorrer-se-á ao método expositivo para se lecionar os conteúdos e os exercícios serão resolvidos à mão e utilizando a folha de cálculo Excel.


Curso 7


Nome do curso:
Conceitos Básicos em VBA aplicado ao Excel

Dinamizador:
Dr. Carlos Cunha

Data:
24 de maio de 2014 das 14h30m às 19h30m

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Resumo:
1. Conceitos básicos de macros em Excel

2. Manipulação dos objetos da folha de cálculo


Curso 8


Nome do curso:
Estruturas de Programação em VBA aplicado ao Excel

Dinamizador:
Dr. Carlos Cunha

Data:
7 de junho de 2014 das 14h30m às 19h30m

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Resumo:
1. Conceitos básicos de estruturas de programação em VBA

2. Variáveis, condições e ciclos.


Curso 9


Nome do curso:
Introdução ao LaTeX

Dinamizador:
Dr. Nuno Conceição

Data:
24 de maio 2014 das 8h30m às 13h30m

Duração:
5 horas

Sala:
Laboratório 9

Resumo:
O LATEX é uma ferramenta poderosa especialmente concebida para a elaboração de documentos. É utilizado na comunicação e publicação de textos de todos os tipos, privilegiando os de índole técnico-científica e/ou com forte componente matemática.
De uma simples carta pessoal a uma tese de doutoramento, é possível obter resultados de grande qualidade, sendo uma das formas mais difundida para a publicação de artigos científicos de matemática, física, química, engenharia, etc. A qualidade do resultado final são um forte incentivo a que se aprenda e passe a utilizar esta ferramenta no quotidiano.


Curso 10 - Sessão Final



Data:
11 de julho de 2014

Plenária 1 (9h30m - 11h00m)
Professora Sílvia Barbeiro (Univ. de Coimbra)

Título:
O problema da compressão de imagens digitais, píxel a píxel

Resumo:
A compressão imagens digitais é um procedimento que consiste em reduzir a quantidade de dados necessários para as representar e torna-se muito importante não só pela sua aplicação no armazenamento da informação mas também na sua transmissão. As imagens digitais podem ser representadas por matrizes. Existem ferramentas matemáticas que permitem escrever as matrizes de modo a que seja possível distinguir a parte mais significativa da informação da parte menos relevante. Usando apenas uma pequena parte da informação é possível gerar matrizes que representam imagens muito semelhantes à originais. Os resultados são surpreendentes!


Plenária 2 (11h30m - 13h00m)
Professor Rogério Martins (Univ. Nova de Lisboa, apresentador do programa “Isto é Matemática” da SIC Notícias)

Título:
Sincronização

Resumo:
Todos nós já experimentámos a sensação de sincronizar ritmos com outras pessoas: quando tocamos instrumentos em grupo, quando dançamos, quando caminhamos com alguém... Na verdade este é um fenómeno que não é exclusivo dos humanos ou mesmo dos seres vivos: vamos ver que o fenómeno está por todo o lado e o que a matemática tem a dizer sobre isto. Faremos também algumas experiências.

Com base neste tema, pretendemos mostrar o que é o trabalho de um matemático e as ligações desta disciplina a outras áreas do conhecimento.


Debate (15h00m - 17h00m):
Título: "Professor: corrida com barreiras"
Temas a abordar: Inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas regulares
Número de alunos por turma
Conteúdos programáticos da disciplina de matemática
Desafio do ensino da matemática, nos dias de hoje
Moderador: Jornalista Anselmo Crespo (SIC)
Painel: Santana Castilho (ESE Santarém, cronista do jornal Público)
Adelino Azevedo Pinto (Diretor da E. S. Alves Martins)
Representante da FENPROF
Representante da FNE