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Nome do curso: |
Aplicações da Matemática em Hidráulica |
Dinamizador: |
Professor Tiago Abreu (Prémio Adolpho Loureiro – LNEC 2013) |
Data: |
14 de junho de 2014 das 10h às 13h e das 14h às 16h |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Objectivos: |
Utilizar ferramentas de matemática aplicadas a problemas de engenharia e, em particular, a problemas de Hidráulica e Recursos Hídricos. Para o efeito, recorre-se à folha de cálculo Excel para resolução dos problemas. |
Conteúdos: |
1. Aplicações da Análise Dimensional em Hidráulica Fluvial. 2. Recurso a números complexos para soluções de Hidráulica Marítima. 3. Resolução de funções implícitas e explícitas em problemas de abastecimento de água. |
Metodologia: |
A abordagem dos conteúdos irá ser feita de uma forma simples onde se utilizarão exemplos concretos para motivação. Recorrer-se-á ao método expositivo para se lecionar os conteúdos e os exercícios serão resolvidos em folha de cálculo Excel.
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Nome do curso: |
A Lógica do Dia-a-Dia |
Dinamizador: |
Professora Lurdes Sousa |
Data: |
10 de maio de 2014 das 8h30m às 13h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
17 |
Resumo: |
A lógica está sempre presente tanto a nível pessoal como profissional. Usamos a linguagem da lógica para expressar aquilo em que acreditamos e para tirar conclusões dos nossos princípios. E usamos provas lógicas para defendermos as nossas conclusões. Sendo um dos mais antigos ramos do conhecimento, a lógica é hoje objeto de investigação intensa em grande medida por causa das suas aplicações no desenvolvimento da informática. Nesta formação serão abordados os seguintes temas do cálculo proposicional: proposições e operações lógicas, expressões proposicionais e sua semântica (tautologias, contradições e contingências), argumentos corretos, regras de inferência. Dar-se-á ênfase a exemplos do dia-a-dia e far-se-ão ligações à prática do ensino da Matemática. |
Nome do curso: |
Matemática em ambiente Matlab |
Dinamizador: |
Professor Fernando Duarte |
Data: |
10 de maio de 2014 das 14h30m às 19h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Resumo: |
Neste módulo de formação serão tratados os princípios fundamentais para uma utilização eficiente do Matlab. Serão abordados tópicos de álgebra linear, análise matemática, métodos numéricos e estatística como exemplos da abrangência na sua utilização.
O módulo será uma ação de formação destinada a docentes de matemática (ou não) e não requer qualquer conhecimento de programação, apenas requer conhecimentos inerentes ao uso normal do computador.
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Conteúdos: |
1. Introdução ao MatLab: Ambiente gráfico, janelas e menus. 2. Computação gráfica e numérica: Limites fundamentais e erros habituais. 3. Introdução à programação em MatLab. 4. Importação/exportação de dados e interacção com Excel. 5. Ferramentas úteis de Cálculo e Álgebra: vectores, matrizes, derivadas e integrais. 6. Ferramentas úteis de estatística. 7. Ferramentas úteis de métodos numéricos. |
Nome do curso: |
Amostragem: uma ideia |
Dinamizador: |
Professora Madalena Malva |
Data: |
17 maio de 2014 das 14h30m às 19h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Objectivos: |
Pretende-se que os formandos no final da sessão reconheçam as diferentes técnicas de amostragem bem como a determinação da dimensão de uma amostra.
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Conteúdos: |
Desde a publicação da lei nº31/91 de 20 de Julho de 1991 que qualquer sondagem feita em Portugal tem de obedecer a determinadas regras, entre as quais a publicação da ficha técnica. Porquê? Porque muita “batota” pode (e é feita) se a amostra recolhida para realizar a sondagem não for representativa da população. Este curso tem por objetivo proporcionar aos formandos conhecimentos sobre métodos de amostragem, sendo dado particular destaque para a amostragem probabilística. São abordados os principais desenhos amostrais: amostragem aleatória simples, amostragem estratificada e amostragem por clusters. O curso abordará, de forma breve, ainda o tema da determinação da dimensão da amostra. |
Nome do curso: |
Conceitos de Geometria aplicados à vida real (Animação, Deformação Culinária, Estudo) |
Dinamizador: |
Professor Francisco Morgado |
Data: |
17 de maio de 2014 das 8h30m às 13h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
17 |
Resumo: |
Com esta apresentação, pretende-se mostrar aos participantes, como aos conceitos de geometria lecionados no 10º, 11º, e 12º anos são utilizados em algumas aplicações informáticas. Por exemplo, através da equação vetorial do segmento de reta poderemos fazer a deformação entre objetos (losango->retângulo->triângulo->pentágono->etc.), com um pequeno artifício (através da parábola) pode-se alterar o comportamento da deformação (mais ou menos acelerado!). Ao nível da culinária, mostra-se que a equação vetorial do plano pode ajudar a fazer um bom arroz doce… (através da variação dos parâmetros), desafiando os presentes a fazerem novos cozinhados…, sendo de referir que neste ponto podemos entrar noutras dimensões…, aproveita-se este facto para mostrar como se podem representar mais do que 3 dimensões na folha de papel. A equação geral do plano é fundamental na área da computação gráfica, apresentam-se vídeos na área da realidade virtual que ilustram a sua importância. Ao nível dos números imaginários (algo que os alunos têm dificuldade em ver a sua aplicação!), mostra-se como os mesmos podem ser utilizados para fazer rotações de objetos. Nesta parte da matéria, poderemos aplicar também o conceito de função composta!!!, de modo a poder fazer uma pequena animação! Números complexos: Possibilidade de usar nas rotações: repare que, por exemplo,cis(a) é equivalente a fazer uma rotação em torno da origem de a. Por exemplo Zo*cis(a)*cis(ß)*cis(?) é equivalente a aplicar as 3 transformações a Zo, ou então fazer Zo*cis(a+ß+?). Equação do plano….: Importante para a visualização, realidade virtual (mostrar os vídeos….) Deformação: Equação vetorial da reta, aplicação à culinária, deformação de imagens Aplicação à culinária: Eq. da reta: leite com café Eq. da reta expandida (vamos para a eq. do plano): leite, café + açúcar Mais dimensões … cozinhado! |
Nome do curso: |
Resolução de problemas lineares
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Dinamizador: |
Professora Joana Fialho |
Data: |
7 de junho de 2014 das 8h30m às 13h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Objectivos: |
Relembrar os conceitos de programação linear e a resolução gráfica de problemas com duas incógnitas. Introduzir o Método Simplex que permite resolver problemas lineares com mais de duas incógnitas. Explicar o funcionamento do solver do Excel para resolver este tipo de problemas.
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Conteúdos: |
1. Formulação de problemas lineares. 2. Resolução gráfica de problemas lineares com duas incógnitas. 3. Método Simplex. 4. Utilização do solver do Excel para resolver problemas lineares. |
Metodologia: |
A abordagem dos conteúdos irá ser feita de uma forma simples onde se utilizarão exemplos concretos para motivação. Recorrer-se-á ao método expositivo para se lecionar os conteúdos e os exercícios serão resolvidos à mão e utilizando a folha de cálculo Excel. |
Nome do curso: |
Conceitos Básicos em VBA aplicado ao Excel
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Dinamizador: |
Dr. Carlos Cunha |
Data: |
24 de maio de 2014 das 14h30m às 19h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Resumo: |
1. Conceitos básicos de macros em Excel 2. Manipulação dos objetos da folha de cálculo |
Nome do curso: |
Estruturas de Programação em VBA aplicado ao Excel
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Dinamizador: |
Dr. Carlos Cunha |
Data: |
7 de junho de 2014 das 14h30m às 19h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Resumo: |
1. Conceitos básicos de estruturas de programação em VBA 2. Variáveis, condições e ciclos. |
Nome do curso: |
Introdução ao LaTeX
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Dinamizador: |
Dr. Nuno Conceição |
Data: |
24 de maio 2014 das 8h30m às 13h30m |
Duração: |
5 horas
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Sala: |
Laboratório 9 |
Resumo: |
O LATEX é uma ferramenta poderosa especialmente concebida para a elaboração de documentos. É utilizado na comunicação e publicação de textos de todos os tipos, privilegiando os de índole técnico-científica e/ou com forte componente matemática. De uma simples carta pessoal a uma tese de doutoramento, é possível obter resultados de grande qualidade, sendo uma das formas mais difundida para a publicação de artigos científicos de matemática, física, química, engenharia, etc. A qualidade do resultado final são um forte incentivo a que se aprenda e passe a utilizar esta ferramenta no quotidiano. |