Metodologias de ensino e avaliação dos formandos
O curso é constituído por uma sessão coletiva, que inclui duas palestras de 1 hora e 30 minutos cada e um debate de 2 horas, e
sessões práticas, cada uma com a duração de 5 horas e escolhidas de entre a lista disponível.
Em cada sessão prática, o formador disponibiliza os conteúdos necessários, a partir dos quais os formandos desenvolverão atividades. Todas as atividades serão concretizadas em dinâmica de grupo, valorizando atitudes participativas, empenhadas e intelectualmente ativas, através da partilha de saberes e experiências.
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas do curso.
A escala de conversão para a atribuição de unidades de crédito far-se-á da seguinte forma:
- De 1 a 4 valores – não se atribuem créditos, porque corresponde a uma classificação negativa.
- De 5 a 10 valores – a creditação corresponderá à creditação total.
A avaliação dos formandos, em cada sessão prática, resulta da ponderação dos seguintes itens:
- Frequência e participação (40%).
- Prova de avaliação e/ou trabalhos desenvolvidos durante a sessão (60%).
A avaliação dos formandos na sessão coletiva, resulta da ponderação dos seguintes itens:
- Assiduidade (40%).
- Relatório individual sobre a sessão coletiva (60%).
A avaliação final é a média aritmética das classificações obtidas pelo formando, em cada uma das sessões frequentadas.
Calendário
Sábado, 10 de Maio de 2014 | |
---|---|
8h30m - 13h30m | Curso 2 (A Lógica do Dia-a-Dia) ver resumo »
Sala: 17 |
14h30m - 19h30m | Curso 3 (Matemática em ambiente Matlab) ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
Sábado, 17 de Maio de 2014 | |
---|---|
8h30m - 13h30m | Curso 5 (Conceitos de Geometria aplicados à vida real (Animação, Deformação Culinária, Estudo)) ver resumo »
Sala: 17 |
14h30m - 19h30m | Curso 4 (Amostragem: uma ideia) ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
Sábado, 24 de Maio de 2014 | |
---|---|
8h30m - 13h30m | Curso 9 (Introdução ao LaTeX) ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
14h30m - 19h30m | Curso 7 (Conceitos Básicos em VBA aplicado ao Excel) ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
Sábado, 7 de Junho de 2014 | |
---|---|
8h30m - 13h30m | Curso 6 (Resolução de problemas lineares) ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
14h30m - 19h30m | Curso 8 (Estruturas de Programação em VBA aplicado ao Excel) ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
Sábado, 14 de Junho de 2014 | |
---|---|
10h00m - 13h00m | 1ª parte do Curso 1 (Aplicações da Matemática em Hidráulica)
ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
14h00m - 16h00m | 2ª parte do Curso 1 (Aplicações da Matemática em Hidráulica)
ver resumo »
Sala: Laboratório 9 |
Sexta-feira, 11 de Julho de 2014 - Sessão final | |
---|---|
9h30m - 11h00m | Palestra O problema da compressão de imagens digitais, píxel a píxel ver resumo » Silvia Barbeiro ver mini-CV » Universidade de Coimbra |
11h30m - 13h00m | Palestra Sincronização ver resumo » Rogério Martins ver mini-CV » Universidade Nova de Lisboa e apresentador do programa “Isto é Matemática” da SIC Notícias |
13h00m - 15h00m | Almoço |
15h00m - 17h00m | Debate:
Professor: corrida com barreiras
Moderador: Jornalista Anselmo Crespo Painel: Santana Castilho ver mini-CV » (E. S. de Educ. de Santarém, cronista do Jornal Público) Adelino Azevedo Pinto (Diretor da E. S. Alves Martins) Representante da FENPROF Representante da FNE |