Metodologias | Calendário

Metodologias de ensino e avaliação dos formandos


O curso é constituído por uma sessão coletiva, que inclui duas palestras de 1 hora e 30 minutos cada e um debate de 2 horas, e sessões práticas, cada uma com a duração de 5 horas e escolhidas de entre a lista disponível.

Em cada sessão prática, o formador disponibiliza os conteúdos necessários, a partir dos quais os formandos desenvolverão atividades. Todas as atividades serão concretizadas em dinâmica de grupo, valorizando atitudes participativas, empenhadas e intelectualmente ativas, através da partilha de saberes e experiências.

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas do curso.

A escala de conversão para a atribuição de unidades de crédito far-se-á da seguinte forma:

  • De 1 a 4 valores – não se atribuem créditos, porque corresponde a uma classificação negativa.
  • De 5 a 10 valores – a creditação corresponderá à creditação total.

A avaliação dos formandos, em cada sessão prática, resulta da ponderação dos seguintes itens:

  • Frequência e participação (40%).
  • Prova de avaliação e/ou trabalhos desenvolvidos durante a sessão (60%).


A avaliação dos formandos na sessão coletiva, resulta da ponderação dos seguintes itens:

  • Assiduidade (40%).
  • Relatório individual sobre a sessão coletiva (60%).

A avaliação final é a média aritmética das classificações obtidas pelo formando, em cada uma das sessões frequentadas.


Calendário


Sábado, 10 de Maio de 2014
8h30m - 13h30m Curso 2 (A Lógica do Dia-a-Dia)  ver resumo »
Sala:  17
14h30m - 19h30m Curso 3 (Matemática em ambiente Matlab)  ver resumo »
Sala:  Laboratório 9

Sábado, 17 de Maio de 2014
8h30m - 13h30m Curso 5 (Conceitos de Geometria aplicados à vida real (Animação, Deformação Culinária, Estudo))  ver resumo »
Sala:  17
14h30m - 19h30m Curso 4 (Amostragem: uma ideia)  ver resumo »
Sala:  Laboratório 9

Sábado, 24 de Maio de 2014
8h30m - 13h30m Curso 9 (Introdução ao LaTeX)  ver resumo »
Sala:  Laboratório 9
14h30m - 19h30m Curso 7 (Conceitos Básicos em VBA aplicado ao Excel)  ver resumo »
Sala:  Laboratório 9


Sábado, 7 de Junho de 2014
8h30m - 13h30m Curso 6 (Resolução de problemas lineares)  ver resumo »
Sala:  Laboratório 9
14h30m - 19h30m Curso 8 (Estruturas de Programação em VBA aplicado ao Excel)  ver resumo »
Sala:  Laboratório 9

Sábado, 14 de Junho de 2014
10h00m - 13h00m 1ª parte do Curso 1 (Aplicações da Matemática em Hidráulica)   ver resumo »
Sala:  Laboratório 9
14h00m - 16h00m 2ª parte do Curso 1 (Aplicações da Matemática em Hidráulica)   ver resumo »
Sala:  Laboratório 9

Sexta-feira, 11 de Julho de 2014 - Sessão final
9h30m - 11h00m Palestra
O problema da compressão de imagens digitais, píxel a píxel ver resumo »
Silvia Barbeiro ver mini-CV »
Universidade de Coimbra
11h30m - 13h00m Palestra
Sincronização ver resumo »
Rogério Martins ver mini-CV »
Universidade Nova de Lisboa e apresentador do programa “Isto é Matemática” da SIC Notícias
13h00m - 15h00m Almoço
15h00m - 17h00m Debate: Professor: corrida com barreiras
Moderador: Jornalista Anselmo Crespo
Painel: Santana Castilho ver mini-CV »
              (E. S. de Educ. de Santarém, cronista do Jornal Público)
              Adelino Azevedo Pinto
              (Diretor da E. S. Alves Martins)
              Representante da FENPROF
              Representante da FNE