Seminários
Nesta página poderá
encontrar informação sobre os seminários, cujos
temas são variados e para alunos de vários níveis de
ensino . Os seminários poderão ser apresentados em
sala de aula ou em ambientes maiores para várias
turmas.
Os custos associados à apresentação de seminários serão os da deslocação à escola no caso de a mesma se localizar fora do concelho de Viseu.
Se pretender que um destes seminários seja apresentado na sua escola contacte a Prof. Doutora Carla Henriques através do endereço de correio electrónico carlahenriq@estv.ipv.pt indicando o seu contacto e o(s) tema(s) que gostaria que fossem apresentados.
Os custos associados à apresentação de seminários serão os da deslocação à escola no caso de a mesma se localizar fora do concelho de Viseu.
Se pretender que um destes seminários seja apresentado na sua escola contacte a Prof. Doutora Carla Henriques através do endereço de correio electrónico carlahenriq@estv.ipv.pt indicando o seu contacto e o(s) tema(s) que gostaria que fossem apresentados.
Para que serve a Matemática?!... Alguns exemplos de decisões financeiras. | ||
Dinamizador: |
Dr. Rogério Matias |
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Resumo: | A Matemática está presente em inúmeras situações do nosso quotidiano. Nesta sessão veremos como se podem aplicar conceitos associados à exponencial e às sucessões em situações concretas de depósitos e empréstimos bancários, úteis na tomada de decisões financeiras pessoais. | |
Público alvo: | alunos do 12º ano de Matemática A ou Matemática B; alunos do 10º e do 11º ano de MACS | |
Período de disponibilização: | entre 15 de abril e 31 de maio de 2013 | |
Duração prevista: | 30 minutos+ debate | |
Meios necessários: | projetor (para Powerpoint) |
Inferência estatística: Onde? Para quê? Como? | ||
Dinamizadoras: |
Dr.ª Carla Henriques e Dr.ª
Madalena Malva |
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Resumo: | Inferir é:
Deduzir por meio de raciocínio; concluir
(Dicionário de língua Portuguesa da Porto Editora,2003-2013) Em estatística, a inferência envolve projetar para toda a população conclusões que se obtêm através do estudo de uma amostra. Neste seminário vamos apresentar alguns exemplos, bem conhecidos de todos, e vamos introduzir uma das técnicas de inferência estatística, os Intervalos de Confiança. |
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Público alvo: | alunos a partir do 10º ano | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | 30 minutos | |
Meios necessários: | projetor de vídeo |
Poderá a beleza ser definida matematicamente? | ||
Dinamizadoras: | Dr.ª Carla Henriques e Dr.ª
Madalena Malva |
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Resumo: | O que tem em comum a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, as pirâmides de Gizé no Egipto, a proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia, a concha do caramujo, a altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão e a razão entre o comprimento e a largura de um cartão de crédito? A resposta é a proporção áurea, número de ouro ou proporção de ouro! Com este seminário pretende-se apresentar o número de ouro e a sucessão de Fibonnaci aos alunos, apresentando-lhes vários exemplos onde podemos encontrar os referidos elementos na natureza, bem como a constatação prática do facto de várias proporções do corpo humano obedecerem a esta razão. | |
Público alvo: | a partir do 5º ano | |
Período de disponibilização: | a partir de abril 2013. |
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Duração prevista: | 30 minutos | |
Meios necessários: | projetor de vídeo |
A estatística também é fixe!! | ||
Dinamizadoras: |
Dr.ª Joana Fialho e Dr.ª
Paula Sarabando |
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Resumo: | Pretendemos cativar os alunos para a estatística, mostrando-lhes a sua aplicabilidade em situações reais e conhecidas por eles. Vamos mostrar-lhes como podemos usar a estatística para conhecer os gostos e preferências da turma em relação a alguns temas que eles conhecem. Depois de recolhermos a informação de todos os alunos da turma sobre esses temas, vamos usar a estatística para saber e conhecer os seus gostos e preferências. Os resultados vão fazê-los ver que a estatística pode ser muito “fixe”. | |
Público alvo: | alunos do 5º ao 9º ano. | |
Período de disponibilização: | a partir de abril 2013. | |
Duração prevista: | 30
minutos |
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Meios necessários: | projector
de vídeo |
Conceitos
Matemáticos fundamentais para o dia a dia… |
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Dinamizador: | Dr. Francisco Morgado |
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Resumo: | Nesta
apresentação pretende-se mostrar aos
alunos, a aplicabilidade de vários
conceitos matemáticos, como por exemplo: Geometria (equação de rectas, planos): usado em jogos, na cozinha lá de casa (está implícito quando se fazem cozinhados...) Trigonometria: Usado nas rotações de objectos; |
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Público alvo: | alunos do 11º ano e 12º ano. | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | ||
Meios necessários: |
Cosmicónicas | ||
Dinamizador: | Dr. Alexandre Aibéo |
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Resumo: | A paixão de Gomes Teixeira pela Astronomia era bem conhecida e nela ele poderia rever as maravilhas da sua tão amada Geometria. Num cosmos tão vasto quanto complexo, as curvas simples dadas pelos cortes feitos num cone continuam a fazer-nos pensar sobre alguns dos fenómenos mais interessantes que nos rodeiam. Os próprios segredos do espaço e do tempo encontram-se no seio de uma parábola - a do espelho de um telescópio. | |
Público alvo: | alunos com idade superior a 16 anos. | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | ||
Meios necessários: |
O Sol Tranquilo | ||
Dinamizador: | Dr. Alexandre Aibéo | |
Resumo: | “Não olhar directamente para o Sol!” Foi exatamente esse risco que revolucionou a forma como “olhamos” para o Sol. Outros olhos, outras formas de ver. O interior de Sol, a sua rotação, as manchas solares e as auroras boreais. Numa altura em que imagens extraordinariamente detalhadas nos mostram a intensa atividade do Sol, torna-se importante compreender o comportamento do ciclo solar. Uma viagem ao sabor do vento solar em que nem sempre o Sol é o que parece. | |
Público alvo: | alunos com idade superior a 12 anos. | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | ||
Meios necessários: |
Universo a Banhos | ||
Dinamizador: | Dr. Alexandre Aibéo | |
Resumo: | No seu trabalho, Newton percebeu que fenómenos tão distintos como a queda de um corpo, o movimento dos astros e até as marés eram manifestações de uma mesma força de atracção: a gravitação. O que talvez não suspeitasse é que a razão por detrás das marés teria profundas consequências noutros planetas, noutros satélites e até noutras galáxias. | |
Público alvo: | alunos com idade superior a 14 anos. | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | ||
Meios necessários: |
Feitos de desperdício | ||
Dinamizador: | Dr. Alexandre Aibéo | |
Resumo: | De que Somos Feitos? De sonhos? Com certeza, mas mais fundamentalmente somos feitos de átomos. Átomos que pertenceram em tempos recentes a um bife de vaca, ou há um pouco mais de tempo à erva de um pasto verdejante, ou ao solo que fez a erva crescer. De onde vêm estes átomos que nos formam? E que histórias nos podem contar? | |
Público alvo: | alunos com idade superior a 16 anos. | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | ||
Meios necessários: |
Preservar a Floresta é defender o Ambiente | ||
Dinamizador: | Dr. Sérgio Lopes | |
Resumo: | Os incêndios
florestais são uma das catástrofes
naturais que ocorrem à escala mundial.
Países onde se verifique uma grande
amplitude de climas, como são as regiões
de clima mediterrâneo, são as regiões mais
sensíveis e afectadas. Todos os anos
centenas de incêndios consomem várias
áreas florestais em Portugal traduzindo-se
em enormes perdas quer do ponto de vista
económico quer social, tendo atingido
registos dramáticos em alguns anos da
última década. Na segunda metade do século XX, ocorreu nas áreas rurais uma diminuição substancial da população, originando o abandono das zonas agrícolas, a diminuição das práticas de pastorícia e a redução da utilização de resíduos florestais. Áreas produtivas em termos agrícolas foram assim transformadas em povoamentos florestais ou abandonadas aos processos ecológicos naturais, surgindo zonas de matos ou de floresta não cuidadas o que originou um aumento significativo do número e área de incêndios florestais. |
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Público alvo: | alunos do 9º ao 12º ano com
interesse pela Biologia/Ciências Naturais |
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Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | ||
Meios necessários: |
Teorema do macaco infinito | ||
Dinamizador: | Dr.ª Madalena Malva e Dr. Manuel Reis | |
Resumo: | Poderá um macaco
escrever os Maias? A Estatística afirma
que quase certamente sim! Bem, não apenas um macaco… Neste seminário recorre-se ao cálculo de probabilidades e à definição de acontecimentos aleatórios independentes para “demonstrar” o referido teorema. |
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Público alvo: | alunos do ensino Secundário | |
Período de disponibilização: | ||
Duração prevista: | 30 minutos | |
Meios necessários: | projector de vídeo |