Disciplina: Introdução à Programação
Curso: Tecnologias e Design de Multimédia (1º Ano; 1º Semestre)
Docente: Jorge Loureiro <jloureiro@di.estv.ipv.pt>
Acetatos
Aula de Apresentação
Capítulo 1 -
Teoria de programação: conceitos básicos.
1.1 Introdução à programação e seus objectivos
1.2 Linguagens de programação
1.3 Metodologia de programação
1.4 Construção dum algoritmo
1.5 Algoritmos: Exemplos Simples
Capítulo 2 -
Programação numa linguagem de alto nível (C#)
2.1
Introdução e Plataforma .NET
2.2
Estrutura dum programa em C#
2.3
Tipos de dados
2.3.1 Constantes e variáveis
2.3.3 Conversões entre tipos de dados
2.4
Instruções de leitura, de escrita, de atribuição
2.5
Expressões e operadores. Precedências
2.6 Estruturas de controlo
2.6.1 Selecção: simples (if), em alternativa (if-else) e múltipla (switch)
2.6 Repetição: While e Do...While, For e Foreach
2.7 Comentários
Capítulo 3 -
Estruturação com Subprogramas
3.1 Subprogramas. Conceito e utilidade.
3.2 Subprogramas. Procedimentos e funções.
3.3 Passagem de Parâmetros
3.4 Visibilidade das Variáveis.
3.5
Exemplos de aplicação
Capítulo 4 - Tipos de Dados Estruturados
4.1 Tabelas: Arrays
4.1.1 Utilidade das Tabelas
4.1.2 Tabelas simples
4.1.3 Tabelas Multidimensionais
4.1.4 Tabelas dentro de Tabelas
4.1.5 Operações típicas com Tabelas
4.2 Strings e operações sobre strings
4.3 Estruturas (Structs)
4.4. Exemplos vários de aplicação de Arrays, Strings e Structs
Capítulo 5 - Formulários e manuseamento de datas/hora
5.1 Como conceber uma aplicação com formulários; formulários: controlos, propriedades e sua especificação; navegação em formulários.
5.2 Noção de evento e como incluir código num formulário para resposta a eventos.
5.3 Teste de uma aplicação com formulários.
5.4 Criação de um valor DataTempo, sua formatação e operações sobre datas e tempos.
5.5 Exemplos de aplicação.
Capítulo
6 -
Recursividade
Capítulo 7 -
Exemplos de aplicações práticas em linguagem C# (aulas teórico-práticas e práticas)
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