Introdução à Programação
Tecnologias e Design de Multimédia

Departamento de Informática

Escola Superior de Tecnologia de Viseu

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Disciplina:
Introdução à Programação
Curso: Tecnologias e Design de Multimédia
(1º Ano; 1º Semestre)
Docente: Jorge Loureiro  <jloureiro@di.estv.ipv.pt>
 

Programa da Disciplina

Cap. I - Teoria de programação: conceitos básicos

Introdução à programação e seus objectivos
Linguagens de programação
Metodologia de programação

Cap. II - Programação numa linguagem de alto nível (C#)

Estrutura de um programa em C# e a plataforma .NET
Tipos de dados: constantes, variáveis
Instruções de leitura, de escrita, de atribuição
Expressões e operadores. Precedências.
Controlo de fluxo -
Selecção: simples (if), em alternativa (if-else) e múltipla (switch); Repetição: while e do...while, For e Foreach; Quebra de ciclos

Cap. III - Programação estruturada

Sub-programas: Conceito e utilidade
Passagem de parâmetros
Visibilidade das variáveis

Cap. IV - Tabelas

Utilidade
Tabelas unidimensionais
Tabelas multidimensionais
Tabelas dentro de tabelas
Strings como arrays de caracteres; utilização de strings e operadores respectivos. Métodos e propriedades mais relevantes relativos a strings.
Criação de tipos de dados estruturados com Struct: definição da estrutura e alguns exemplos.

Cap. V - Formulários e manuseaemnto de datas

Como conceber uma aplicação com formulários
Noção de evento e como incluir código num formulário para resposta a eventos.
Criação de um valor DataTempo, sua formatação e operações sobre datas e tempos.
Exemplos de aplicação.

Cap. VI - Recursividade

Definição e exemplos
Análise da eficiência do processo recursivo

Cap. VII - Exemplos de aplicações práticas em linguagem C#

última actualização: Novembro, 2007
página editada por: Jorge Loureiro

Jorge Loureiro 2002