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Aulas:
Relações Públicas
 
Relações Públicas
Comentários/Sugestões
 
 
 

Disciplina: Relações Públicas
Curso: Turismo
Ano:

 
Sumário:
   
Programa
  1. NOÇÕES GERAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
  2. O DOMÍNIO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
  3. OBJECTIVOS E PÚBLICOS
  4. OS VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAÇÃO
  5. INSTRUMENTOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
    6. PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
   
Objectivos
   
Metodologia Pedagógica
   
Avaliação
   
Bibliografia
 
 
Programa: Topo
   
1. NOÇÕES GERAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
1.1 Relações Públicas e Marketing
1.2 Algumas definições
  1.3 As várias práticas de Relações Públicas
  1.4 Regulamentação das Relações Públicas
 
2. O DOMÍNIO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
2.1 Relações Públicas nas empresas privadas
2.2 Relações Públicas nas empresas públicas
  2.3 Relações Públicas na Administração Pública
 
3. OBJECTIVOS E PÚBLICOS
3.1 Público Interno
3.2 Parceiros
3.3 Líderes de opinião
3.4 Organizações Governamentais
3.5 Órgãos de Comunicação Social
  3.6 Comunidade Local

3.7 Público em Geral

(acetatos - públicos)

 
4. OS VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAÇÃO
4.1 Comunicação Institucional
4.2 Comunicação de Produto
4.3 Relações com os media
4.4 Comunicação Interna
4.5 Relações com a Comunidade Local
  4.6 Relações Governamentais
  4.7 Comunicação Financeira
  4.8 Comunicação Ambiental
  4.9 Comunicação de Crise
 
5. INSTRUMENTOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
5.1 Dentro da empresa/organização
5.1.1 Orais
5.1.2 Escritos
  5.1.3 Promoção de acontecimentos
  5.2 Fora da empresa/organização
  5.2.1 Orais
  5.2.2 Escritos
5.2.3 Promoção de acontecimentos
 
6. PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
6.1 Componentes principais de um plano de Relações Públicas
6.2 Execução de um plano de Relações Públicas
 
 
Objectivos: Topo
 
 
Pretende-se com a disciplina de Relações Públicas, que o aluno seja capaz de
 
elaborar uma estratégia de Relações Públicas para qualquer produto turístico, enquadrada numa estratégia de Marketing, de acordo com a interdependência com as outras variáveis do marketing-mix.
     
 
Pretende-se que o aluno seja capaz de definir e desenvolver as várias etapas na
    elaboração de um plano de Relações Públicas.
 
 
Metodologia Pedagógica: Topo
   
A metodologia a seguir assentará na:
-
leccionação de aulas teóricas;
-
leccionação de aulas práticas;
 
 
Avaliação: Topo
 
Participação nas aulas - 10%
   
Trabalho de Grupo - 35 %.
 
Prova de frequência ou exame - 55 %.
   
  Os alunos terão que obter no mínimo 10 na participação nas aulas para poderem submeter-se a frequência que será de consulta. Os alunos trabalhadores-estudante ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 10% serão englobados na nota de frequência/exame. Na frequência ou exame a nota mínima é de 09 valores. Na avaliação de recurso será igualmente tido em conta o trabalho de grupo e participação nas aulas aos quais serão atribuídas idênticas ponderações.
   
  Trabalho de Grupo
 
  Tema: Organização de um evento relacionado com o curso de Turismo
     
 
  Descrição: Organização do Evento, participando em todas as etapas da sua preparação, gestão e avaliação.
 
  N.º máximo de elementos do grupo: 5 alunos
 
  Cada grupo ficará encarregue de uma determinada área referente à organização do evento. Após as férias da Páscoa, na 2ª hora da última aula de Relações Públicas de cada semana, todos os grupos terão que entregar um pequeno relatório de actividades e fazer um ponto de situação das tarefas que lhe foram incumbidas.
     
 
Bibliografia: Topo
 
AMARAL, Isabel (1997). Imagem e Sucesso. Lisboa: Verbo.
   
Barroca, Helena Ondina (1999). Protocolo social... Protocolo profissional... uma
  questão de civilidade. Lisboa: Plátano Edições.
   
Bromley, D.B. (1993). Reputation, image and impression management. Chichester:
John Wiley.
   
Correa, Hélène Alvares (1993). As relações com a imprensa "Guias de sucesso".
  Mem Martins: Publicações Europa-América.
   
Descheper, Jacques (1992). Saber comunicar com os jornalistas: da imprensa, da
rádio e da televisão "Coleccção da Comunicação". Mem Martind: Edições
  CETOP.
   
Fonseca, Abílio da (1998). Comunicação institucional: contributo das relações
públicas "Série Manuais". Maia: Publismai.
   
Jackson, Patrick (1995). Public relations: practices: managerial case studies and
  problems. Upper Saddle River: Prentice Hall.
   
Kotler, Philip (s/d). Marketing Management: analysis, planning, implementation, and
control. s/l: Prentice Hall International Editions.
 
Kotler, Philip (1995). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Livros técnicos e
científicos.
 
Kotler, Philip (1996). Strategic marketing for nonprofit organizations. New Jersey:
Prentice Hall.
 
Lendrevie, Jacques [et al] (1996). Mercator: teoria e prática do Marketing "Gestão
e Inovação - Ciências de Gestão". Lisboa: Publicações D.Quixote.
   
Lampreia, J. Martins (1999). A assessoria de imprensa nas relações públicas
  "Colecção Saber". Mem Martins: Publicações Europa-América.
   
Lampreia, J. Martins (1998). Comunicação empresarial: as relações públicas na
  gestão "Textos de Gestão". Lisboa: Texto Editora.
 
Lampreia, J. Martins (s/d). Técnicas de Comunicação - Publicidade, propaganda,
Relações Públicas "Colecção Saber". Lisboa: Europa-América.
   
Lloyd, Herbert (1995). Relações públicas: as técnicas de comunicação no
  desenvolvimento da empresa "Biblioteca de Gestão Moderna". Lisboa: Editorial Presença.
 
Melro, Fernando (1991). Atendimento do público. Lisboa: Instituto do Emprego e
Formação Profissional.
 
Santesmases Mestre, Miguel (1996). Marketing: conceptos y estratégias. Madrid:
Ediciones Pirámide.
   
Seekings, David (1993). Como organizar conferências e reuniões. Lisboa:
  Editorial Presença.
   
Serrano, Estrela (1998). A organização de uma reunião internacional. Mem
  Martins: Edições CETOP.
   
Talaya, Agueda Esteban [et al] (1996). Principios de Marketing. Madrid: ESIC
  Editorial.
   
Wragg, David (1989). Relações Públicas em marketing e vendas: uma abordagem
  gerencial. São Paulo: McGraw-Hill.