Cláudia Seabra - Página Pessoal
 
 
 
Aulas:
Turismo e Comunicação
 
  Turismo e Comunicação
Comentários/Sugestões
 
 
 

Disciplina: Turismo e Comunicação
Curso: Turismo
Ano:

 
Sumário:
   
Programa
  1. A COMUNICAÇÃO
  2. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING
  3. DESENHO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
  4. O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE PUBLICIDADE
  5. O MARKETING DIRECTO NO TURISMO
    6. PROMOÇÃO DE PRODUTOS E DESTINOS TURÍSTICOS
    7. MERCHANDISING DE PRODUTOS TURÍSTICOS
    8. A FORÇA DE VENDAS NOS PRODUTOS TURÍSTICOS
  9. NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO EM TURISMO
   
Objectivos
   
Metodologia Pedagógica
   
Avaliação
   
Bibliografia
   
Eventos e páginas
 
 
Programa: Topo
   
1. A COMUNICAÇÃO
1.1 Comunicação: âmbito e objectivos
1.2 Alguns modelos e teorias da comunicação
     
2. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING
2.1 O Marketing
2.2 A Política de Comunicação
    2.3 A comunicação nos serviços e nos produtos
     
3. DESENHO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM TURISMO
3.1 Identificação do público-alvo
3.2 Determinação dos objectivos de comunicação
3.3 Desenho da mensagem
3.4 Selecção dos canais de comunicação
3.5 Orçamento
    3.6 Mix da comunicação
3.7 Controlo
   
4. O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE PUBLICIDADE
4.1 Objectivos e alvos
4.2 Decisões sobre as mensagens
4.3 Decisões sobre os suportes
4.4 Orçamento
4.5 Controlo
     
5. O MARKETING DIRECTO NO TURISMO
5.1 Objectivos
5.2 Importância da base de dados
5.3 Os tipos de Marketing Directo
5.3.1 Telemarketing
5.3.2 Direct Mail
5.3.3 Mailing via Internet
5.4 Desenvolvimento de programas de Marketing Directo
5.5 Controlo
     
6. PROMOÇÃO DE PRODUTOS E DESTINOS TURÍSTICOS
6.1 Objectivos
6.2 Os principais meios de Promoção
6.3 Desenvolvimento de programas de Promoção
6.4 Controlo
     
7. MERCHANDISING DE PRODUTOS TURÍSTICOS
7.1 Objectivos
7.2 As principais técnicas de Merchandising
7.3 Desenvolvimento de programas de Merchandising
7.4 Controlo
     
8. A FORÇA DE VENDAS NOS PRODUTOS TURÍSTICOS
8.1 A venda e sua importância
8.2 A gestão da Força de Vendas
8.3 Animação, controlo e avaliação dos vendedores
     
9. NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO EM TURISMO
9.1 Evolução dos Meios de Comunicação tradicionais
    9.2 A Internet como principal forma de venda de produtos e destinos turísticos
    9.3 Objectivos e Públicos da Publicidade via Internet
9.4 Conteúdos e estratégias da Publicidade via Internet
 
 
Objectivos: Topo
 
 
Pretende-se com a disciplina de Turismo e Comunicação, que o aluno seja capaz
 
de elaborar uma política de comunicação para qualquer produto turístico, enquadrada numa estratégia de Marketing, de acordo com a interdependência com as outras variáveis do marketing-mix.
     
 
Pretende-se que o aluno seja capaz de definir e desenvolver as várias etapas na
    elaboração de um programa global de comunicação.
     
 
Pretende-se que o aluno desenvolva programas de comunicação ao nível de cada
    variável do mix da comunicação: Publicidade, Promoção, Marketing Directo e Merchandising.
 
 
Metodologia Pedagógica: Topo
   
A metodologia a seguir assentará na:
-
leccionação de aulas teóricas;
-
leccionação de aulas práticas;
 
-
organização de visitas de estudo a fim de proporcionar um contacto directo com
as empresas ligadas ao turismo e suas estratégias de comunicação;
 
 
Avaliação: Topo
 
Trabalho de Grupo - 30 %.
 
Participação nas aulas - 10% (será passada uma folha de presenças em todas as
  aulas e serão tidos em conta todos os trabalhos práticos efectuados no decorrer dos períodos lectivos)
   
Prova de frequência ou exame - 60%.
   
  Os alunos terão que obter no trabalho de grupo e na participação nas aulas uma nota mínima de 10 valores para poderem submeter-se à avaliação por frequência, caso contrário, apenas poderão fazer a cadeira por exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante ficarão isentos da avaliação de participação nas aulas e poderão, caso queiram, fazer o trabalho de grupo. Para estes casos a frequência terá uma ponderação de 70%.
Para obterem aprovação, os alunos terão que obter como nota mínima na prova de frequência 9 pontos.
A prova de frequência será de consulta. As provas de exame não serão de consulta. Para os alunos que tenham tido aproveitamento no trabalho de grupo e participação nas aulas, mas que não tenham aproveitamento na frequência, aquelas notas serão ainda tidas em conta no exame da época normal e época de recurso.


   
  Trabalho de Grupo
 
  Tema: Estratégia de comunicação para a Casa da Ribeira
 
  Descrição: Elaboração de uma política global de comunicação para a Casa da Ribeira, utilizando, no mínimo, duas variáveis do mix da comunicação.
 
  N.º máximo de elementos do grupo: 5 alunos
 
 

Data de entrega do trabalho e constituição do Grupo: 30 de Outubro de 2003

     
  Data de entrega e apresentação do trabalho: a combinar com os alunos
       
  Apresentação do trabalho: O trabalho terá que ser apresentado oralmente aos docentes e colegas. A apresentação oral terá que ter um mínimo de 30 minutos. Seguir-se-á um momento de debate sobre o trabalho entre os elementos do grupo, restantes colegas e docentes.
     
 
Bibliografia: Topo
 
Alta Autoridade para a Comunicação Social (1998). O processo na comunicação
  social, regional e local. Lisboa: Alta Autoridade para a Comunicação Social.
   
Altés Machín, Carmen (1997). Marketing y turismo: introducción al marketing de
  empresas y destinos turísticos. Madrid: Editorial Sintesis.
   
Antoine, Jacques (1990). Sondagem: instrumento de marketing e publicidade. "A
colecção da Comunicação". Mem Martins: Edições CETOP.
   
Bayne, Kim M. (1997). The Internet marketing plan. New York: John Wiley.
   
Beirolas, Mário; Almeida, Rui (1992). Merchandising - a nova técnica de Marketing
"Textos de Gestão". Lisboa: Texto Editora.
   
Brault, Lionel (1992). A COM. A Comunicação da empresa para além do Modelo
Publicitário "A colecção da Comunicação". Lisboa: Edições CETOP.
   
Briggs, Susan (1999). Marketing para o turismo do século XXI. Mem Martins:
  Edições CETOP.
   
Brochand, Bernard [et al] (1999). Publicitor "Gestão e Inovação: Ciências da
  Gestão". Lisboa: Publicações D. Quixote.
   
Clothier, Peter (1997). Multi-level marketing. London: Kogan Page.
   
Cuminns, Julian (2000). A promoção de vendas: como criar e desenvolver .
campanhas que realmente funcionam. Mem Martins: Publicações Europa-América
   
Diez de Castro, Enrique Carlos; Bercebal, Francisco Javier Landa (1996).
Merchandising - Teoría y práctica. Madrid: Ediciones Pirámide.
   
Esteban Talaya, Agueda [et al] (1996). Principios de Marketing. Madrid: ESIC
Editorial.
   
Fill, Chris (1995). Marketing communications: frameworks, theories and
  applications. London: Prentice Hall.
   
Gomes, António Silva (coord.) (1994). Publicidade e Comunicação "Textos de
Gestão". Lisboa: Texto Editora.
 
Jefkins, Frank (1990). O marketing directo "Biblioteca de Gestão Moderna".
Lisboa: Editorial Presença.
 
Joannis, Henri (1988). O processo de criação publicitária - estratégias, concepção
e realização das mensagens publicitárias "Colecção Gestão". Lisboa: Edições CETOP.
 
Kotler, Philip (1995). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Livros técnicos e
científicos.
 
Kotler, Philip (s/d). Marketing Management: analysis, planning, implementation, and
control. s/l: Prentice Hall International Editions.
 
Kotler, Philip (2000). Marketing para o século XXI "Novos Gestores". Lisboa:
Editorial Presença.
   
Kotler, Philip (1993). Marketing places: attracting investement, industry, and tourism
  to cities, states, and nations. New York: The Free Press.
 
Lendrevie, Jacques [et al] (1996). Mercator: teoria e prática do Marketing "Gestão
e Inovação - Ciências de Gestão". Lisboa: Publicações D.Quixote.
 
Lampreia, J. Martins (s/d). Técnicas de Comunicação - Publicidade, propaganda,
Relações Públicas "Colecção Saber". Lisboa: Europa-América.
 
Noronha, Mário de (1992). Marketing e venda: prática com teoria e base científica
"Colecção sociopsicologia empresarial". Lisboa: Clássica Editora.
 
Pinto, Alexandra Guedes (1997). Publicidade: um discurso de sedução "Colecção
Linguística". Porto: Porto Editora.
 
Pires, Aníbal (1997). Marketing: Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão.
Lisboa: Editorial Verbo.
 
Roman, Keneth (1991). Como fazer publicidade: um manual para o anunciante
"Biblioteca de Gestão Moderna". Lisboa: Editorial Presença.
 
Rosell I Morales, Eugeni (1998). Logotipos. México: Ediciones G.Gili.
 
Santesmases Mestre, Miguel (1996). Marketing: conceptos y estratégias. Madrid:
Ediciones Pirámide.
   
   
Eventos e páginas: Topo
   
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