Cláudia Seabra - Página Pessoal
 
 
 
Aulas:
Comunicação
 
  Comunicação
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Disciplina: Comunicação
Curso: Gestão Comercial e da Produção
Ano:

 
Sumário:
   
Programa
  1. A COMUNICAÇÃO
  2. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING
  3. DESENHO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
  4. O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE PUBLICIDADE
  5. O MARKETING DIRECTO
    6. PROMOÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
    7. MERCHANDISING
    8. RELAÇÕES PÚBLICAS
  9. NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO
   
Objectivos
   
Metodologia Pedagógica
   
Avaliação
   
Bibliografia
   
Eventos e páginas
   
Exercícios práticos
 
 
Programa: Topo
   
1. A COMUNICAÇÃO
1.1 Comunicação: âmbito e objectivos
1.2 Alguns modelos e teorias da comunicação
     
2. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING
2.1 O Marketing
2.2 A Política de Comunicação
     
3. DESENHO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
3.1 Identificação do público-alvo
3.2 Determinação dos objectivos de comunicação
3.3 Desenho da mensagem
3.4 Selecção dos canais de comunicação/Mix da comunicação
3.5 Orçamento
3.6 Controlo
   
4. O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE PUBLICIDADE
4.1 Objectivos e alvos
4.2 Decisões sobre as mensagens
4.3 Decisões sobre os suportes
4.4 Orçamento
4.5 Controlo
     
5. O MARKETING DIRECTO
5.1 Objectivos
5.2 Importância da base de dados
5.3 Os tipos de Marketing Directo
5.3.1 Telemarketing
5.3.2 Direct Mail
5.3.3 Mailing via Internet
5.4 Desenvolvimento de programas de Marketing Directo
5.5 Controlo
     
6. PROMOÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
6.1 Objectivos
6.2 Os principais meios de Promoção
6.3 Desenvolvimento de programas de Promoção
6.4 Controlo
     
7. MERCHANDISING
7.1 Objectivos
7.2 As principais técnicas de Merchandising
7.3 Desenvolvimento de programas de Merchandising
7.4 Controlo
     
8. RELAÇÕES PÚBLICAS
8.1 Objectivos
8.2 Públicos
8.3 As principais técnicas de Relações Públicas
8.4 Desenvolvimento de programas de Relações Públicas
     
9. NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO
9.1 Evolução dos Meios de Comunicação tradicionais
9.2 A Internet
  9.2.1 Objectivos e Públicos da Publicidade via Internet
  9.2.2 Conteúdos e estratégias da Publicidade via Internet
 
 
Objectivos: Topo
 
 
Pretende-se com a disciplina de Comunicação, que o aluno seja capaz de
 
elaborar uma política de comunicação para qualquer produto ou serviço, enquadrada numa estratégia de Marketing, de acordo com a interdependência com as outras variáveis do marketing-mix.
     
 
Pretende-se que o aluno seja capaz de definir e desenvolver as várias etapas na
    elaboração de um programa global de comunicação.
     
 
Pretende-se que o aluno desenvolva programas de comunicação ao nível de cada
    variável do mix da comunicação: Publicidade, Promoção, Marketing Directo e Merchandising.
 
 
Metodologia Pedagógica: Topo
   
A metodologia a seguir assentará na:
-
leccionação de aulas teóricas;
-
leccionação de aulas práticas;
-
organização de visitas de estudo.
 
 
Avaliação: Topo
 
Trabalho de Grupo - 30% (10% trabalho escrito e 10% apresentação).
 
Participação nas aulas - 10% (será passada uma folha de presenças em todas as
  aulas).
   
Prova de frequência ou exame - 60 %.
   
 

Os alunos terão que obter no trabalho de grupo e na participação nas aulas uma nota mínima de 10 valores para poderem submeter-se à avaliação por frequência, caso contrário, apenas poderão fazer a cadeira por exame. Na avaliação de recurso será igualmente tido em conta o trabalho de grupo, caso tenha sido entregue nas datas estipuladas, ao qual será atribuída idêntica ponderação.
A nota mínima de frequência/exame é de 09 valores.
Os alunos trabalhadores-estudante estão isentos da avaliação das aulas, porém, para poderem submeter-se a prova de frequência terão que fazer trabalho, nestes casos a frequência terá ponderação na nota final de 70% e o trabalho de 30%.

   
  Trabalho de Grupo
 
  Tema: Elaboração de uma estratégia de comunicação para uma empresa a
   
  sugerir pelos docentes
 
  Descrição: Elaboração de uma política global de comunicação para o referido evento utilizando, no mínimo, duas variáveis do mix da comunicação.
 
  N.º máximo de elementos do grupo: 5 alunos
 
  Data de entrega e apresentação do trabalho: a combinar com os alunos
       
  Apresentação do trabalho: O trabalho terá que ser apresentado oralmente aos docentes e colegas. A apresentação oral terá que ter um mínimo de 20 minutos. Seguir-se-á um momento de debate sobre o trabalho entre os elementos do grupo, restantes colegas e docentes.
     
 
Bibliografia: Topo
 
Alta Autoridade para a Comunicação Social (1998). O processo na comunicação
  social, regional e local. Lisboa: Alta Autoridade para a Comunicação Social.
   
Antoine, Jacques (1990). Sondagem: instrumento de marketing e publicidade. "A
colecção da Comunicação". Mem Martins: Edições CETOP.
   
Bayne, Kim M. (1997). The Internet marketing plan. New York: John Wiley.
   
Beirolas, Mário; Almeida, Rui (1992). Merchandising - a nova técnica de Marketing
"Textos de Gestão". Lisboa: Texto Editora.
   
Brault, Lionel (1992). A COM. A Comunicação da empresa para além do Modelo
Publicitário "A colecção da Comunicação". Lisboa: Edições CETOP.
   
Brochand, Bernard [et al] (1999). Publicitor "Gestão e Inovação: Ciências da
  Gestão". Lisboa: Publicações D. Quixote.
   
Clothier, Peter (1997). Multi-level marketing. London: Kogan Page.
   
Cuminns, Julian (2000). A promoção de vendas: como criar e desenvolver .
campanhas que realmente funcionam. Mem Martins: Publicações Europa-América
   
Diez de Castro, Enrique Carlos; Bercebal, Francisco Javier Landa (1996).
Merchandising - Teoría y práctica. Madrid: Ediciones Pirámide.
   
Esteban Talaya, Agueda [et al] (1996). Principios de Marketing. Madrid: ESIC
Editorial.
   
Fill, Chris (1995). Marketing communications: frameworks, theories and
  applications. London: Prentice Hall.
   
Gomes, António Silva (coord.) (1994). Publicidade e Comunicação "Textos de
Gestão". Lisboa: Texto Editora.
 
Jefkins, Frank (1990). O marketing directo "Biblioteca de Gestão Moderna".
Lisboa: Editorial Presença.
 
Joannis, Henri (1988). O processo de criação publicitária - estratégias, concepção
e realização das mensagens publicitárias "Colecção Gestão". Lisboa: Edições CETOP.
 
Kotler, Philip (1995). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Livros técnicos e
científicos.
 
Kotler, Philip (s/d). Marketing Management: analysis, planning, implementation, and
control. s/l: Prentice Hall International Editions.
 
Kotler, Philip (2000). Marketing para o século XXI "Novos Gestores". Lisboa:
Editorial Presença.
 
Lendrevie, Jacques [et al] (1996). Mercator: teoria e prática do Marketing "Gestão
e Inovação - Ciências de Gestão". Lisboa: Publicações D.Quixote.
 
Lampreia, J. Martins (s/d). Técnicas de Comunicação - Publicidade, propaganda,
Relações Públicas "Colecção Saber". Lisboa: Europa-América.
 
Noronha, Mário de (1992). Marketing e venda: prática com teoria e base científica
"Colecção sociopsicologia empresarial". Lisboa: Clássica Editora.
 
Pinto, Alexandra Guedes (1997). Publicidade: um discurso de sedução "Colecção
Linguística". Porto: Porto Editora.
 
Pires, Aníbal (1997). Marketing: Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão.
Lisboa: Editorial Verbo.
 
Roman, Keneth (1991). Como fazer publicidade: um manual para o anunciante
"Biblioteca de Gestão Moderna". Lisboa: Editorial Presença.
 
Rosell I Morales, Eugeni (1998). Logotipos. México: Ediciones G.Gili.
 
Santesmases Mestre, Miguel (1996). Marketing: conceptos y estratégias. Madrid:
Ediciones Pirámide.
   
   
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Halcon
   
Seminário de Turismo - Novas Tendências do Turismo Português
   
   
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