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I.
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR |
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1.
O PRINCÍPIO CIENTÍFICO |
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1.1.
Referência histórica, a situação
actual e considerações para o futuro |
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1.2.
Conceito de comportamento do consumidor |
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1.3.
Elemento principal: o consumidor |
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1.4.
Importância do comportamento do consumidor para
o marketing |
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1.4.1.
Comportamento do consumidor e marketing |
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1.4.2.
Comportamento do consumidor e estratégia de empresa |
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1.4.3.
Comportamento do consumidor e segmentação |
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1.4.4.
Comportamento do consumidor e oportunidades de mercado |
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1.4.5.
Comportamento do consumidor e políticas de marketing |
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1.5.
O estudo das necessidades: conceito, estrutura e implicações
para o marketing |
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2.
TEORIAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR |
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2.1.
Teoria racional-económica |
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2.2.
Teoria psicanalítica |
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2.3.
Teoria da aprendizagem |
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2.4.
Teoria social |
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II.
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A COMPRA |
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1.
CONDICIONANTES INTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR |
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1.1.
Necessidades, motivações e desejos |
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1.1.1.
A carência |
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1.1.2.
A necessidade |
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1.1.3.
As motivações |
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1.1.4.
Os desejos |
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1.2.
A percepção |
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1.2.1.
Conceito, características e componentes |
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1.2.2.
O processo de percepção: selecção,
organização e interpretação |
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1.2.3.
A percepção e o marketing: a percepção
da marca, do preço e dos factores |
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publicitários |
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1.3.
As atitudes |
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1.3.1.
Conceito e características |
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1.3.2.
Fontes e funções |
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1.3.3.
As mudanças de atitudes |
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1.4.
A aprendizagem |
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1.4.1.
Conceito e principais elementos |
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1.5.
A personalidade |
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1.5.1.
Conceito e características |
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1.5.2.
Influências da personalidade no comportamento
do consumidor |
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2.
CONDICIONANTES EXTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR |
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2.1.
A cultura |
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2.1.1.
Conceito, características e valores culturais |
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2.1.2.
Subcultura |
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2.1.3.
Importância para o marketing |
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2.2.
As classes sociais |
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2.2.1.
Conceito, características e critérios
de classificação |
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2.3.
Os grupos sociais |
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2.3.1.
Conceito e sua classificação |
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2.3.2.
Grupos de pertença: a família |
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2.3.3.
Os grupos de referência |
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2.3.3.1.
Razões de influência do grupo de referência |
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2.3.3.2.
Os líderes de opinião |
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2.3.4.
Funções dos grupos sociais |
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2.4.
Factores demográficos e económicos |
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2.4.1.
Factores demográficos |
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2.4.1.1.
Aumento da população |
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2.4.1.2.
Alterações estruturais da população |
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2.4.2.
Factores económicos |
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|
III.
O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA |
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1.
Reconhecimento do problema |
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2.
Procura de Informação: tipos e fontes
de informação |
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3.
Avaliação e Selecção das
Alternativas |
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4.
Selecção do estabelecimento de compra |
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|
IV.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS SERVIÇOS |
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1.
A natureza do consumo dos serviços |
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2.
As necessidades e expectativas do consumidor nos serviços |
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3.
A forma como os consumidores avaliam as performances
dos serviços |
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4.
Respostas estratégicas à intangibilidade
dos serviços |
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5.
O processo de compra dos serviços |
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6.
Avaliação da oferta dos serviços |
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A
compreensão do mercado actual transcende
o estudo do processo económico de produção
e distribuição de um produto ou
serviço. Nas últimas décadas,
o consumidor adquiriu um papel relevante no estudo
do mercado, sendo fundamental analisar o comportamento
do ser humano antes, durante e após a aquisição
de um produto ou serviço turístico. |
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Assim,
esta disciplina apresenta como principais objectivos: |
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Compreender e interpretar tendências sociológicas
e psicológicas associadas |
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ao
consumo na actividade turística; |
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|
Conhecer e explicar todos os elementos (internos
e externos) que motivam o |
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|
o
consumidor, distinguindo a forma como esses elementos
actuam no mercado; |
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|
Adquirir competências básicas na
área do comportamento do consumido em |
|
|
em
turismo; |
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|
Relacionar
conhecimentos da área do comportamento
do consumidor (teorias e |
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|
princípios)
com as perspectivas de gestão orientadas
ao mercado turístico. |
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Metodologia
Pedagógica: |
Topo |
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A
metodologia a seguir assentará na: |
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-
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leccionação
de aulas teóricas; |
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-
|
leccionação de aulas práticas; |
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|
Participação
e assiduidade - 25% (será passada uma folha
de presenças em |
|
todas
as aulas e serão tidos em conta, para além
da participação, todos os |
|
trabalhos
práticos efectuados no decorrer dos períodos
lectivos). |
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|
Prova
de frequência ou exame - 75 %. |
|
|
Os
alunos terão que obter na participação
nas aulas uma nota mínima de 10 valores
para poderem submeter-se à avaliação
por frequência, caso contrário,
apenas poderão fazer a cadeira por
exame. |
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|
Coney
Hawkins (1998). Consumer behavior: Building
marketing strategy. McGraw- |
|
Hill. |
|
|
|
Dubois,
Bernard; & Celma, Alex Rovira (1999).
Comportamiento del consumidor: |
|
Comprendiendo
al consumidor. S/L: Prentice Hall International
Editions. |
|
|
|
Hawkins,
Del I.; & Best, Roger J.; & Coney,
Kenneth A. (1994). Comportamiento |
|
del
consumidor: Repercussiones en la estrategia
de marketing. E.U.A.: Addison- |
|
Wesley
Iberoamericana. |
|
|
|
Schiffman,
L.; & Kanuk L. (1997). Consumer behavior:
International edition. S/L: |
|
Prentice
Hall International Editions. |
|
|
|
Solomon,
M. Bamossy G., Askegaard, S. (1999). Consumer
behavior: A european |
|
perspective.
S/L: Prentice Hall International Editions. |
|
|
|
Solomon,
M. (1999). Consumer behavior. S/L: Prentice
Hall International Editions. |
|
|